10 widgets úteis para você usar no iPhone (iOS 14)

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 05 de Maio de 2021 às 19h50
Foto: David Grandmougin (Unsplash)

Sem dúvidas o recurso mais inovador apresentado no iOS 14 - talvez junto à Biblioteca de Apps -, os widgets transformaram a cara do iPhone, dando a possibilidade para que cada usuário pudesse (finalmente) personalizar a Tela de Início do celular totalmente à sua maneira, seguindo suas preferências e necessidades.

Antes exclusivos à tela Visualização Hoje - aquela tela na "lateral" esquerda do iPhone -, o iOS 14 trouxe os widgets para a Tela de Início também. Com a introdução da Biblioteca de Apps - que organiza de forma automática todos os seus apps baixados em pastas por categorias -, aquela Tela de Início repleta de aplicativos dos sistemas anteriores agora já não é mais a única forma de visualização da sua interface.

E muito pelo contrário. Isso porque, como os apps não são mais obrigatoriamente exibidos na Tela de Início do iOS 14, você pode se divertir configurando widgets de uma série de opções de aplicativos, tornando a interface muito mais funcional para a sua usabilidade.

Os widgets podem vir em até 3 tamanhos diferentes - sendo um quadrado que ocupa o espaço de 4 apps, um retângulo horizontal que ocupa o referente a 8 apps, e um bloco maior, que preenche o espaço de 16 apps -, além de uma segunda versão quadrada com informações mais específicas, que vai variar conforme a função de cada aplicativo.

Defina o melhor tamanho ou formato de widget de cada app que deseja utilizar na Tela de Início do seu iPhone. Capturas de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Não é todo aplicativo, entretanto, que vai ter uma versão disponibilizada de cada um dos tamanhos - isso vai depender do que o desenvolvedor pensou em relação à usabilidade daquele determinado app para sua usabilidade na tela inicial do seu iPhone.

E para inserir um widget é muito simples: clique e segure em qualquer lugar da sua Tela de Início para abrir o modo edição, que é quando os aplicativos ficam balançando e um símbolo de menos aparece no canto superior esquerdo do ícone de cada aplicativo. Depois, clique no ícone de "+" no topo esquerdo da tela e pronto, você vai encontrar a lista de widgets disponíveis para o seu aparelho.

Para te ajudar a arquitetar a sua Tela de Início, montamos uma lista com 10 widgets úteis disponíveis no iOS 14. Confira e configure no seu iPhone:

1. Status de Baterias

O widget de bateria mostra o status da carga do seu iPhone ou iPad, e de mais todos os dispositivos que estiverem conectados a ele via Bluetooth - como o Apple Watch - no caso do iPhone -, os fones de ouvido AirPods e o seu estojo de carregamento, o Apple Pencil - no caso do iPad -, dentre outros. Um ícone de raio indica quando o dispositivo estiver sendo carregado no momento.

Caso você não possua nenhum dispositivo conectado, o ícone quadrado do widget vai mostrar a porcentagem da carga do seu iPhone em grandes numerais, o que ajuda a verificar a bateria sem que você precise abaixar a Central de Controle para isso.

Widget de Status de Baterias. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

2. Temperatura e Condições do Tempo

Para acompanhar a temperatura e as condições de tempo da sua localização atual, o widget de tempo mostra as mudanças climáticas das próximas 4 ou 5 horas, dependendo se o nascer ou o pôr do sol vão acontecer dentro deste período.

Nos tamanhos maiores, as temperaturas mínima e máxima locais também são indicadas, e no bloco maior, ainda é possível ver a previsão para os próximos 5 dias.

Um detalhe interessante de se destacar é que, assim como o app funciona, as cores de fundo do widget também acompanham as condições atuais do tempo de sua localização - ou seja, tons azuis se o dia está claro, tons cinzentos se o dia está nublado ou com uma trovoada, tons mais escuros se é noite ou madrugada, e assim por diante.

Widget do aplicativo de Tempo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

3. Notas

Se você utiliza o Notas para escrever rascunhos e anotações gerais do dia a dia, o widget disponibiliza um atalho à sua pasta de Notas, disponível em todos os tamanhos, que dá destaque às notas editadas mais recentemente.

Caso tenha uma nota em específico que você queira destacar na sua Tela de Início, também há esta opção com uma versão de widget para isso.

Widget do aplicativo Notas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

4. Bolsa (Aplicações)

Para quem acompanha a bolsa de valores e as suas aplicações, o widget do aplicativo da Bolsa possui boas opções de monitoramento de suas ações.

O aplicativo disponibiliza ainda um formato mais específico, que você pode determinar uma ação para monitorar de mais perto, direto da Tela de Início do seu celular.

Widget do aplicativo da Bolsa. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

5. Fotos (Memórias)

O widget do aplicativo de Fotos traz fotos que estão em destaque para você, baseado em suas memórias e em suas datas especiais e importantes. Isso pode trazer recordações prazerosas ao usuário, ao se deparar com uma memória que não tinha se recordado ainda.

Por se tratar de uma alteração dinâmica de fotos no dia a dia, o usuário pode ser surpreendido ao navegar pela sua Tela de Início com uma nova recordação todos os dias.

Widget do aplicativo Fotos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

6. Fitness (Atividade)

Disponível em apenas dois tamanhos, o widget do aplicativo de Fitness traz o resumo do seu desempenho do dia entre atividades e movimentações.

Ao acompanhar sua meta diária de atividades definida no app - como o número de calorias gastas, o tempo de exercícios físicos e quantas horas você está de pé -, o widget do Fitness é uma boa adição não só para atletas ou quem pratica exercícios físicos diariamente, mas também para quem se preocupa com a sua saúde de forma geral e precisa de um monitoramento mais perto.

Widget do aplicativo Fitness. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

7. Mapas (Apple Maps)

O widget do Mapas - ou Apple Maps - traz a sua localização atual diretamente à Tela de Início do seu iPhone. Muito útil para viajar, o widget ainda traz, nos tamanhos maiores, os atalhos da pesquisa rápida e de seus locais favoritados.

Caso você esteja em uma cidade que não conhece tão bem, por exemplo, você pode salvar o seu hotel, ou o local onde esteja ficando, como um local favorito e utilizar o widget na sua Tela de Início para se manter situado o tempo todo.

Widget do aplicativo Apple Maps. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

8. Tempo de Uso

Para um acompanhamento bem preciso das horas de uso do seu iPhone distribuídas por cada aplicativo aberto e utilizado durante o dia, o widget de Tempo de Uso traz, em quaisquer de seus tamanhos, informações úteis e práticas para que você rapidamente tenha noção do quanto está mexendo no seu celular no dia.

Os tamanhos maiores trazem a divisão de tempo de uso por apps, enquanto o bloco maior ainda apresenta a classificação do período utilizado por categorias.

Widget do Tempo de Uso. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

9. Calendários (iOS e Google)

Sincronizado com todos os seus dispositivos, os calendários do iOS e do Google - este segundo chamado oficialmente de Google Agenda - são extremamente úteis para que você se mantenha atento ao seu dia e à seus compromissos marcados.

Ambos trazem informações relevantes como aniversários do dia e lembretes de feriados próximos, enquanto o Google Agenda fornece também, caso você utilize, as próximas tarefas adicionadas ao seu Google Tarefas - seja de dia inteiro ou por ordem cronológica conforme o horário definido para cada tarefa no app do Google.

Widgets de Calendários. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

10. Sugestões da Siri (Apps)

Este widget é notável por utilizar a inteligência artificial da Siri para te trazer opções de apps que podem ser interessantes para você naquele momento, baseado em fatores como a sua localização atual, o horário do dia, algum compromisso específico marcado em seu calendário, dentre outros.

É comum, por exemplo, que o widget mostre em torno das 9h da manhã um mesmo aplicativo que você costuma de fato abrir diariamente perto deste horário. Ou então, exibir um aplicativo de chamar motorista quando detectar que você não está em casa no momento.

Apenas disponível no tamanho de 8 apps, a troca dos aplicativos ocorre de forma dinâmica, a todo instante em que você desbloqueia o seu iPhone.

Widget da sugestão de apps da Siri. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica Extra: Conjuntos Inteligentes

Agora que você já conheceu alguns dos widgets mais úteis que o iOS 14 disponibiliza, conheça também a funcionalidade de Conjunto Inteligente. Você pode adicionar até 10 widgets em um só conjunto, de modo que eles funcionam como um carrossel - basta você arrastar para baixo para acessar o widget seguinte.

E, ativando a opção de rotação inteligente, o widget automaticamente alterna dentre os widgets do carrossel para exibir na tela o que for interessante para você no momento, baseado em seus movimentos e atividades no celular, horário e localização atual, dentre outros fatores.

Widget de Conjunto Inteligente. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.