Como usar a Biblioteca de Apps do iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 27 de Abril de 2021 às 13h20
Foto: David Švihovec (Unsplash)

No lançamento do iOS 14, a introdução dos widgets na Tela de Início do iPhone trouxe novas possibilidades para que o usuário da maçã pudesse personalizar seu celular: pela primeira vez, a tela inicial do iPhone não seria mais necessariamente um conglomerado de aplicativos ou pastas, divididos por páginas. Quanto mais apps, mais páginas - ou pelo menos era assim.

Isso porque o iOS 14 também apresentou a Biblioteca de Apps do iPhone, que automaticamente organiza todos os aplicativos baixados no celular em pastas, conforme a categoria de cada app na App Store.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A Biblioteca não pode ser editada - como, por exemplo, trocar apps de pastas ou categorias -, mas você pode aproveitar os recursos de customização da Tela de Início para melhorar a usabilidade do seu iPhone com este novo recurso.

Aprenda abaixo como usar a Biblioteca de Apps do iPhone, e veja também algumas dicas de como personalizar a sua Tela de Início.

Como usar a Biblioteca de Apps do iPhone:

Passo 1: independente de quantas páginas você tenha na Tela de Início do seu iPhone, arraste a tela para o lado direito até chegar à última página, e você vai encontrar a Biblioteca de Apps.

A Biblioteca organiza os apps de forma automática. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: as pastas aqui dividem e organizam os aplicativos de forma automática por categoria, conforme a definição de cada um na App Store. Logo no topo, há uma pasta de "Sugestões da Siri" e outra de "Adições Recentes", e na sequência abaixo você encontra todos os seus aplicativos baixados organizados em suas categorias.

Pasta de aplicativos recentemente adicionados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: sem estar dentro de qualquer pasta, arraste a tela para baixo para abrir a busca da Biblioteca de Apps.

Com a pesquisa, você pode encontra algum app mais rapidamente. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: digite para procurar algum aplicativo específico de maneira rápida e prática.

Pesquise para encontrar algum app mais rapidamente. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Como ocultar páginas da Tela de Início:

Passo 1: clique e segure em qualquer lugar da sua Tela de Início para abrir o modo edição, que é quando os aplicativos ficam balançando e um símbolo de menos aparece no canto superior esquerdo do ícone de cada aplicativo. Localize e clique nos pontinhos na área inferior da tela.

Clique nos pontinhos para editar as páginas da Tela de Início. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: todas as páginas que você usa no seu iPhone vão ser colocadas lado a lado - deixe marcado apenas as páginas que seja manter ativas na sua Tela de Início. Importante: ao deixar alguma página desmarcada, ela não vai ser apagada, e nem os aplicativos contidos naquela página - ela será apenas oculta da Tela de Início do seu celular.

Marque apenas as páginas que deseja manter ativas na Tela de Início. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Como apagar ou adicionar um aplicativo à Tela de Início:

Passo 1: em algum aplicativo que você não deseja manter na sua Tela de Início, clique e segure o clique em cima do ícone do app por alguns segundos para abrir a janela de opções e clique no símbolo de menos, como se fosse para apagá-lo do seu dispositivo.

Na janela de opções que vai se abrir na tela, clique em "Remover da Tela de Início". O aplicativo ainda estará instalado no seu iPhone, podendo ser encontrado na Biblioteca de Apps.

Clique para remover o app da Tela de Início. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: entre na sua Biblioteca de Apps e localize o aplicativo que você removeu da Tela de Início. Clique e segure o clique em cima do ícone do app por alguns segundos para abrir a janela de opções e selecione "Adicionar à Tela de Início".

Selecione para adicionar o app de volta à Tela de Início. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: entre em Ajustes e clique na opção de "Tela de Início".

Vá em Ajustes > Tela de Início. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: selecione se você quer que os novos aplicativos que forem baixados em seu iPhone sejam adicionados somente à Biblioteca de Apps, ou que também sejam adicionados a uma página da Tela de Início.

Selecione conforme sua preferência. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.