Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

xrOS | Apple registra nome de possível sistema de RV e RA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2022 às 12h38

Link copiado!

Reprodução/Ian Zelbo
Reprodução/Ian Zelbo
Tudo sobre Apple

A Apple pode ter registrado como xrOS o sistema operacional dos seus óculos de realidade virtual, que têm lançamento previsto para 2023. Até então, a imprensa especializada tratava o software como realityOS, ou rOS, em razão de uma marca supostamente registrada pela empresa em maio.

O xrOS deve ser o coração do aparelho ao suportar ajustes de configurações e uma interface de uso. É provável que os óculos de RV/RA tenham aplicativos da Apple, como Mensagens, FaceTime e Mapas, e contem com uma versão modificada da App Store.

A sigla XR é derivada do termo eXtended Reality (realidade estendida, em português), uma terminologia aplicada a dispositivos que lidam com realidade mista. O aparelho da Maçã provavelmente terá suporte à realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), funcionando como fone e óculos ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

A descoberta foi feita pelo repórter (e especialista em furos da Apple) Mark Guzmán, da Bloomberg. Ele identificou um pedido de registro de marca no escritório de marcas de patentes dos Estados Unidos (USPTO) por uma empresa tradicionalmente usada pela Maçã para despistar sobre novos produtos.

Este deve ser um baita trunfo da Gigante de Cupertino, pois daria vantagem diante dos concorrentes. Além disso, é provável que o sistema operacional ofereça integração com iPhones, iPads e iMacs, abrindo mais possibilidades para os desenvolvedores.

Diferença entre óculos RV e RA

Continua após a publicidade

O RV será usado para levar imersão em ambientes digitais, como metaversos e games. Já o RA servirá para sobrepor dados úteis ou imagens sobre coisas do mundo real. A realidade aumentada é muito usada em associação a câmeras de celulares e apps móveis, com inúmeras possibilidades de uso efetivo.

Os principais concorrentes do dispositivo da Apple são o Quest 2 e o Quest Pro — ambos da Meta —, o HoloLens (Microsoft) e o Glass (Google). As soluções da Meta são amplamente voltadas para RV, mas devem trazer alguma dose de RA. Já os dois últimos são totalmente focados em AR, inclusive retornando a ideia dos óculos do Google, lançados no final dos anos 2000, mas que não emplacou na época.

A Apple já tem experiência no universo de realidade aumentada graças à tecnologia LiDAR, que faz uma varredura do ambiente e insere objetos virtuais. Não dá para saber se os óculos da empresa usaram a mesma tecnologia, mas ela certamente será um ponto de partida fundamental.

Assim como o sistema operacional, o headset também segue sem definição de nome. Há registro dos nomes Reality One e Reality Pro, o que levou muita gente a especular sobre dois modelos diferentes, porém nada de concreto ainda.

Continua após a publicidade

Pode ser que a empresa mantenha o nome realityOS, porque ficaria mais relacionado ao nome do óculos, deixando o xrOS como uma maneira abreviada de chamar seu sistema. O jeito é aguardar as conferências do próximo ano para descobrir oficialmente quais os planos da empresa de Tim Cook.

Fonte: Bloomberg