Não consegue baixar aplicativos na App Store? Saiba o que fazer

Não consegue baixar aplicativos na App Store? Saiba o que fazer

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 12 de Maio de 2022 às 16h00
Reprodução/Apple

Fazer o download de apps é uma atividade cotidiana para donos de dispositivos da Apple. Logo, se você não consegue baixar aplicativos na App Store, é possível que um problema de configuração ou erro de software esteja impendido o funcionamento da loja virtual.

Alguns dos problemas, como inciar uma sessão na App Store, são bastante comuns e podem ser resolvidos facilmente. Por isso, listamos aqui seis dicas para você acompanhar cada etapa e tentar resolver o caso no seu iPhone ou iPad. Confira:

1. Inicie uma sessão na App Store

A App Store funciona apenas com uma sessão de ID Apple iniciada, ainda que você já tenha feito o registro ao configurar o sistema. Para certificar de que você tem uma sessão iniciada na loja, abra o app e confira o ícone no canto superior direito da tela:

  • Se tiver sua foto, você tem uma sessão iniciada na App Store;
  • Se tiver um ícone genérico, toque nele e inicie uma sessão ID Apple.
Veja se você tem uma sessão iniciada na App Store (Imagem: Thiago Furquim)

Caso você não lembre da senha, confira nosso artigo sobre como mudar a senha do ID Apple.

2. Confira o método de pagamento

A App Store pode exigir um método de pagamento válido para fazer o download de aplicativos — inclusive os gratuitos. Toque aqui para acessar as configurações de pagamento do seu iPhone ou iPad. Você também pode seguir os passos abaixo:

  1. Abra o app Ajustes. Depois, toque em seu nome;
  2. Acesse "Pagamento e Entrega" e adicione, atualize, remova ou altere a ordem dos métodos de pagamento.
Revise o método de pagamento nas suas configurações do ID Apple (Imagem: Thiago Furquim)

3. Priorize um download

Enquanto um app é baixado, você pode priorizar o download para se certificar de que nenhum outro processo está impedindo a tarefa ser completada no seu dispositivo. Basta, aqui, pressionar o app enquanto estiver baixando e tocar em "Priorizar Download".

Priorize um download para ser concluído (Imagem: Thiago Furquim)

4. Reinicie o iPhone ou iPad

Pode parecer ineficaz, mas reiniciar o seu iPhone ou iPad pode resolver conflitos e problemas de performance no dispositivo. Após reiniciá-lo, tente baixar um aplicativo novamente pela App Store.

5. Restaure o iPhone

Uma das maneiras mais drásticas de corrigir problemas nos dispositivos da Apple é resetar o aparelho para as configurações de fábrica. Assim, você pode corrigir um problema nos sistemas iOS ou iPadOS e voltar a baixar aplicativos normalmente na App Store. Se você estiver usando uma versão beta do sistema operacional, veja aqui como retirá-lo e voltar à uma versão estável.

6. Entre em contato com a Apple

Se nenhuma das etapas acima resolveram seu problema, entre em contato com o Suporte da Apple ou procure uma assistência técnica autorizada para diagnosticar e realizar o reparo necessário ao dispositivo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.