Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 15 vai revelar de qual aplicativo veio cada imagem em sua galeria

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2021 às 18h16

Link copiado!

Reprodução/Tech Blood
Reprodução/Tech Blood

O novo sistema operacional da Apple deu ao app Fotos capacidades melhores na hora de extrair e apresentar informações sobre os arquivos armazenados no celular. No acesso antecipado ao iOS 15, a galeria nativa identifica o app de origem de cada imagem salva e usa essa mesma informação para facilitar pesquisas através de filtros.

A novidade está nas adições à seção “Informações”, localizada na barra inferior quando uma imagem é colocada em destaque. A partir dessa área, o sistema apresenta detalhes do arquivo selecionado e, a partir do iOS 15, qual app o gerou. Assim, você pode relembrar se a foto veio de um contato pelo Telegram, se é um download do Safari ou um arquivo do WhatsApp, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além do refresco para a memória, a origem também será uma tag para facilitar buscas. Se você quiser encontrar arquivos oriundos de um app, basta inserir seu nome na barra de pesquisa para filtrar os resultados. Outro meio rápido de acessar esse filtro é selecionando o botão “Salvo de [app]” da seção de informações para encontrar arquivos gerados pelo aplicativo em questão.

A novidade é extremamente útil para tornar o Fotos mais versátil. No iOS 15, o dono de iPhone não precisaria navegar por cada aplicativo para encontrar as fotos baixadas por ele; em contrapartida, bastaria acessar a guia nativa e recorrer à barra de pesquisa para filtrar os resultados.

Informações detalhadas de fotos

Continua após a publicidade

As informações de origem seguem a mesma linha de mais uma novidade do iOS 15: a apresentação dos dados EXIF. A partir do app Fotos, o iPhone apresentará dados detalhados sobre a origem daquela captura: resolução, qual câmera foi utilizada, abertura, tamanho e exposição.

Anteriormente, tais informações não estavam disponíveis a partir do Fotos, mas aplicativos alternativos eram capazes de extraí-las dos arquivos para mostrar ao usuário.

O aplicativo Fotos do iOS 15 ainda permitirá fazer pesquisas por imagem na web. Na mesma seção de informações, você pode procurar por imagens semelhantes àquela que está sendo exibida — uma foto de um campo aberto, por exemplo, levaria a resultados semelhantes encontrados na web.

Continua após a publicidade

Atualmente, o iOS 15 está em fase de testes e ainda não tem previsão para lançamento. Até que chegue à versão final, o SO pode passar por mais mudanças e receber adições ainda mais interessantes, especialmente nos aplicativos nativos.

Fonte: Apple Insider, Mac Rumors