Publicidade

App Fotos do iOS agora lê conteúdo de imagens estilo Google Lens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2021 às 15h33

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple chegou com os pés no peito contra o Google na WWDC 2021. A companhia apresentou várias soluções que chegam como concorrentes de peso para os produtos da Gigante das Pesquisas, incluindo uma versão própria do Google Lens e melhorias no “Memórias” da galeria de fotos nativa, aproveitando, como sempre, da íntima integração com outros serviços da Maçã.

Uma das mais interessantes das novidades é o escaneamento de imagens pela câmera com apoio de redes neurais, batizado como Live Text pela Apple. Nos moldes do Google Lens, a câmera do iPhone será capaz de identificar objetos, animais, pessoas e até texto em tempo real.

Continua após a publicidade

Assim como a lente do Google, as câmeras de dispositivos Apple serão capazes de identificar textos para copiar, traduzir, pesquisar ou compartilhar com qualquer outra pessoa. Esse mesmo recurso também funciona para pesquisar imagens, produtos e encontrar detalhes de coisas que passa pelo caminho, como letreiros e painéis.

As capacidades da câmera serão reforçadas com os outros serviços da Apple, como o mapa — para encontrar uma cafeteria com uma logo que chamou a atenção, por exemplo —, identificar flores, pesquisar mais sobre livros, locais, obras de arte e até a origem dos bichinhos de casa.

Continua após a publicidade

O recurso também será capaz de identificar elementos a partir de capturas de tela ou de fotos da galeria. Assim, o recurso será capaz de auxiliar na pesquisa de produtos por imagens encontradas na internet ou traduzir o conteúdo de alguma página da web.

Memórias no Apple Fotos

Para competir diretamente com o Google Fotos, a Apple também deu atenção a sua galeria nativa. A galeria será mais inteligente e, de quebra, integrada com o Apple Music para dar mais vida aos melhores registros, destacados pelo "Memórias".

Continua após a publicidade

Na prática, o recurso é bem parecido com a solução com inteligência artificial do Google Fotos, em que edita fotos e vídeos de assuntos ou momentos relacionados em um clipe único. No caso da Apple, os pequenos vídeos contarão com a trilha sonora do Apple Music — e, claro, baseados no gosto do usuário.

Usuários também poderão modificar as memórias individualmente a partir do "Mix de memórias". A ferramenta funciona como uma espécie de editor de vídeo simplificado, permitindo a adição individual das melhores fotos e a aplicação de filtros, tudo direto na mesma tela.