Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Maps acirra disputa com o Google Maps com RA e informações mais detalhadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2021 às 16h44

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

Nesta segunda-feira (7), a Apple anunciou boas novidades para o Apple Maps. A companhia se aproxima de um dos seus principais competidores, o Google Maps, em recurso de realidade aumentada e miniaturas mais detalhadas, tudo direto no iOS 15.

Para os perdidos ou viajantes de plantão, o Apple Maps terá uma solução quase perfeita: a orientação de que rua seguir até o destino selecionado no mapa será exibida pela câmera em realidade aumentada, facilitando a visualização do percurso.

Continua após a publicidade

Talvez você se lembre de uma função extremamente parecida do Google Maps, ou seja, não se trata de um recurso exatamente  inédito. Entretanto, o capricho da Apple pode incrementar a experiência final e ser um aliado mais interessante nos passeios do dia a dia.

Não está claro se o recurso também incluirá orientação de navegação em ambientes fechados — funcionalidade que o Maps rival já inclui em alguns locais públicos selecionados.

Miniaturas detalhadas

Agora para a parte mais visual, o Apple Maps receberá uma série de novas miniaturas para ilustrar verticalidade, ruas, ambientes e pontos turísticos da Espanha e Portugal (Itália e Austrália chegarão um pouco depois). Semelhante ao Google Maps, mas com toque particular da Apple, as pequenas cidades se tornam verdadeiras maquetes coloridas de fácil interpretação.

Continua após a publicidade

Pontos turísticos são o grande destaque nessa novidade, já que são modelados individualmente e com cores bem vivas para destacá-los de prédios e construções comuns. Parques e ambientes abertos também são bem representados por campos verdes e pequenas árvores. Ademais, um “modo noturno” também está a caminho, deixando as cidades “no escuro” e os pontos mais importantes com uma ambientação elegante e iluminação própria.

CarPlay e modo veicular

Aproveitando a adição das miniaturas, o CarPlay também recebeu melhorias significativas. O modo de auxiliar para motoristas é capaz de representar vias complexas em miniatura (cruzamentos e viadutos, por exemplo) de forma inteligível.

Continua após a publicidade

O mapa representará avenidas, saídas, faixas de pedestres e até setas com bastante precisão, além de orientar qual caminho usuário deve seguir — até em escala menor, como a troca de faixas para se preparar para desvios. A novidade chega primeiro para o Apple Maps no iOS 15, mas alcançará o CarPlay em algum momento de 2021.