iOS 15 tem ajuste para melhorar fotos em ambientes muito iluminados

iOS 15 tem ajuste para melhorar fotos em ambientes muito iluminados

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Agosto de 2021 às 16h27
Foto: Ajibola (Unsplash)

O iOS 15 Beta 4 está há uma semana nas mãos dos membros do programa de teste da Apple e aos poucos suas adições são descobertas. Desta vez, usuários do Reddit notaram que o software de câmera do iPhone está com tratamento aprimorado contra lens flare, a aberração óptica causada pela dispersão de luz que entra na lente do sensor.

Trata-se daquele efeito (muitas vezes indesejado) que aparece nas fotos quando o fotógrafo mira a câmera contra um ponto luminoso — uma lâmpada ou o sol, por exemplo. No beta mais recente do iOS 15, pelo que mostram os usuários, esse problema está bem menos evidente em ambientes abertos.

À esquerda, a imagem sem a correção de lens flare; à direita, a imagem corrigida. Repare no efeito da lente no canto esquerdo da foto original (Imagem: Reprodução/Doubleluckstur)

É discreto e não funciona sempre

A novidade é tão discreta que até sua veracidade é questionável. A Apple não comentou sobre a adição em publicações oficiais, então não está claro se o efeito obtido pelas fotografias é realmente o esperado ou é resultado de outras alterações no tratamento da imagem.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, segundo os comentários e testes posteriores, o efeito não parece funcionar em todos os cenários — e somente a iluminação do sol parece ser afetada pelo pós-processamento avançado. Se a luz passa por folhas de árvore, telas ou outras obstruções, o tratamento não consegue minimizar o lens flare, e o mesmo acontece com luzes artificiais.

Ainda assim, os relatos tomaram maior volume após a publicação no Reddit. Portanto, há a chance de ser uma correção intencional, mesmo que a Apple ainda não tenha divulgado.

Para ter certeza sobre a alteração, resta apenas esperar. A Maçã deve dar mais detalhes sobre o efeito (e até falar sobre como desativá-lo) assim que o sistema estiver mais perto de ser liberado.

Fonte: MacRumors, Reddit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.