iOS 15 Beta agora está disponível para todos; veja como instalar

iOS 15 Beta agora está disponível para todos; veja como instalar

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2021 às 17h43
Felipe Freitas/Canaltech

O iOS 15 só deve chegar em definitivo para o usuário do iPhone só no quatro trimestre de 2021, mas a versão beta do sistema já está disponível para quem deseja experimentá-lo. O software está liberado a partir de hoje (30) por meio do programa de testadores da Apple, assim como os sistemas iPadOS 15 e o watchOS 8.

A atualização atual traz melhorias significativas no sistema, como o aprimoramento do FaceTime, um modo não perturbe mais refinado (com a opção de configurar notificações específicas para cada hora do dia) e avanços na inteligência artificial do sistema operacional.

Modo Foco é uma das novidades do novo iOS 15 (Imagem: Imagem: Amritpaldesign/Envato)

Proprietários de iPhone 6s ou superior terão a oportunidade de experimentar o iOS 15 — isso significa que todo celular Apple comprado nos últimos seis anos será elegível. O iPadOS 15 vai rodar no iPad Air 2 ou versões posteriores, também possibilitando ampla compatibilidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como testar o iOS 15?

Se você tiver um dispositivo qualificado, o ideal é fazer um backup nele antes de acessar a página do programa de software beta da Apple. Por se tratar de uma compilação experimental, podem haver erros diversos, razão pela qual deve-se evitar o upgrade em celulares usados para a sua rotina.

O ideal é testar em algum aparelho alternativo ou mais antigo, em que os bugs não atrapalhem a experiência. Assim, se houver travamentos ou perda de dados, os impactos não serão devastadores como no seu dispositivo oficial.

Tendo isto em mente, é só acessar via Safari o site pelo próprio iPhone elegível e fazer o login com seu ID Apple. Feito isso, siga as etapas descritas no especial Como instalar o beta público do iOS, preparado pelo Canaltech.

Concluídos todos os passos descritos, a atualização ficará localizada em Ajustes > Geral > Atualização de software. É só colocar para baixar e esperar o término do download: seu telefone será reiniciado quando estiver pronto para a instalação.

A Apple normalmente lança várias versões de beta público antes do oficial, previsto para o final de setembro. Em alguns casos, os primeiros lançamentos costumam ser relativamente estáveis, mas apps de terceiros podem ter problemas de compatibilidade ou apresentar falhas.

Se encontrar defeitos graves, é importante enviar comunicados para que a Apple consiga resolver tudo antes da versão final ser liberada para todos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.