Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple libera Beta 4 do iOS 15 para desenvolvedores com novidades no Safari

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 18h30

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

A Apple liberou na tarde desta terça-feira (27) o iOS 15 Beta 4 e iPadOS 15 Beta 4 para desenvolvedores do Apple Beta Software Program. A atualização complementa as alterações visuais do Safari, navegador nativo de dispositivos da marca, adiciona novo botão de “Retornar à tela principal” ao menu de atalhos, widgets em tamanho grande para iPads e muitas mudanças nos bastidores.

O pacote ainda está muito fresco na mão dos usuários inscritos, então todas as novidades não foram flagradas por enquanto. As alterações mais evidentes talvez estejam no Safari, que herda o visual apresentado no beta 3 do macOS Monterey.

Continua após a publicidade

No app, o botão “Compartilhar” foi adicionado à barra de guias e, para recarregar a página, não é mais necessário apertar e segurar a barra de endereços, mas apenas selecionar o botão que posicionado ao lado do endereço URL. Agora, ao segurar na barra, o navegador apresenta as páginas salvas nos favoritos.

Finalmente, a partir do iPhone é possível compartilhar o status de atividade para contatos salvos. Dentro da descrição de cada perfil, foi adicionada a opção “Share Focus Status” (ou "Compartilhar status de foco", em tradução livre). Assim, essas pessoas podem acompanhar se você está livre para bater papo ou está em ocasiões que exigem concentração, como no trabalho.

Continua após a publicidade

As notificações foram ilustradas com um novo ícone no menu de configurações e agora é possível desabilitá-las por completo enquanto você transmite a tela para outro dispositivo. Nessa versão, também, o suporte às baterias MagSafe foi implementado no iPhone 12.

Bugs e mudanças em APIs aos montes

Quanto aos bugs e mudanças que acontecem por trás das cortinas, a lista é bem extensa. Se você é um desenvolvedor cadastrado e tem interesse em ver tudo que mudou, é bom estar com inglês afiado para encarar a nota oficial de lançamento. Nela também foram descritas mudanças em APIs e problemas que estão sendo corrigidos, então é bom ficar ligado.

A compilação é identificada pelo código 19A5307g e, por enquanto, não chegou para membros do beta público — usuários comuns deverão esperar um pouquinho mais para ver as novidades. Se seu aparelho segue as atualizações do canal de desenvolvedores, faça uma varredura por downloads pendentes a partir das Configurações, em "Atualização de Software".

Continua após a publicidade

Mais modificações devem ser encontradas com o tempo, então é bom ficar ligado no Canaltech para conferir assim que sair.

Fonte: 9to5Mac, Apple