Publicidade

iOS 14.5 ganha candidato a versão final e será lançado na próxima semana

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Abril de 2021 às 17h05

Link copiado!

Reprodução: Omid Armin/Unsplash
Reprodução: Omid Armin/Unsplash

Nesta terça-feira (20), a Apple anunciou boas adições ao seu catálogo de produtos, incluindo poderosos iMacs embalados pelo CPU Apple M1 em várias opções de cores e as suas próprias AirTags, pequenos discos inteligentes que devem ser anexados a outros objetos. Na publicação de anúncio do acessório, as linhas deram detalhes sobre a disponibilidade e revelaram que a atualização do iOS 14.5 será liberada na próxima semana.

As AirTags, os dispositivos inteligentes utilizados para facilitar o encontro de itens banais, como chaves ou carteiras, precisam estar conectadas a um iPhone ou iPad que rodam o iOS 14.5 (iPadOS 14.5, no caso do tablet). Ambas as versões estão há semanas em avaliação nas mãos de desenvolvedores e usuários voluntários, agora indo para a tão aguardada "Release Candidate".

Desde o beta 4, surgiu a iminência do lançamento do novo sistema da Apple devido a presença da identificação numérica seguida de um “a” nas compilações distribuídas oficialmente. Contudo, o sistema operacional ainda passou por mais quatro novas versões do beta que introduziram poucas funcionalidades e focaram no refinamento da plataforma.

Continua após a publicidade

Entre as novidades que podem chegar ao iOS 14.5 estão a implementação em software do App Tracking Transparency (ATT), o desbloqueio facial do iPhone mesmo com o uso de máscara, novos atalhos para ações rápidas; a implementação do “Buscar” — que encaixa perfeitamente com o propósito das AirTags —, melhorias na Siri e muitas outras novidades.

Logo, os desenvolvedores cadastrados no programa de acesso antecipado receberão um update para a tão aguardada "Release Candidate", a versão que normalmente antecede a distribuição ampla das versões finais. O download não deve introduzir mudanças grandiosas, mas ajustes finos que dão um gostinho do que virá na próxima semana.

Continua após a publicidade

Junto ao novo sistema operacional para iPhone, os iPad também receberão o iPadOS 14.5 no mesmo momento. Por outro lado, nada foi falado sobre a disponibilidade do macOS Big Sur 11.3, watchOS 7.4 ou tvOS 14.5, que estavam sob o mesmo ciclo. Entretanto, tais sistemas receberam hoje também suas compilações "Release Candidate", sugerindo que serão liberadas ao mesmo tempo.

A observação discreta sugere que a grande atualização de meio ciclo será lançada sem alarde e poderá ser baixada no iPhone 6s ou qualquer aparelho mais recente. Não há um dia específico para a liberação do pacote, mas vale ficar de olho nos downloads pendentes para conferir as novidades o quanto antes. A pré-venda das AirTags começará no exterior na próxima sexta-feira (23) a partir de R$ 369.

Fonte: Apple