Publicidade

iOS 14: YouTube restringe uso de picture-in-picture na web para contas Premium

Por| Editado por Bruno Salutes | 19 de Setembro de 2020 às 13h00

Link copiado!

Thom Bradley (Unsplash)
Thom Bradley (Unsplash)
Tudo sobre YouTube

Uma das novidades do iOS 14 é o modo picture-in-picture (PiP), que permite reproduzir um vídeo em uma janela flutuante reduzida enquanto navega em outros aplicativos do celular. Entretanto, usuários apontam que o YouTube está bloqueando o uso da função em sua versão web, limitando-a apenas para assinantes do YouTube Premium.

A restrição foi encontrada acessando o site do YouTube pelo Safari e noticiada pelo The Verge no último dia 18. Ao reproduzir um vídeo em tela cheia e ativar a função, a miniatura imediatamente retorna para a posição original na página. Colocando o Safari em segundo plano, a reprodução é interrompida. O bloqueio persistiu em testes feitos pelo Canaltech durante a produção dessa matéria (19), como mostramos no GIF abaixo:

Continua após a publicidade

Curiosamente, o portal Macrumors apontou que o recurso funciona normalmente com vídeos da plataforma incorporados em outras páginas da web. Pelo iPad, por exemplo, o picture-in-picture funcionou normalmente no Safari nos sites da plataforma e de terceiros.

A reprodução em segundo plano do YouTube em dispositivos móveis é um recurso exclusivo da versão Premium. Portanto, pode ser analisado como um método para limitar o uso aos seus assinantes. Google e Apple ainda não se manifestaram sobre o assunto.

O YouTube Premium tem custo mensal de R$ 20,90, e traz as seguintes vantagens: assistir vídeos sem anúncios, reproduzir vídeos em segundo plano, baixar vídeos para assistir offline e acesso ao YouTube Originals.

Fonte: The Verge, Macrumors