Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 14: 5 recursos legais que a Apple não deu tanto destaque

Por| 12 de Agosto de 2020 às 20h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O iOS 14 está a caminho de sua versão final e, enquanto o beta roda o mundo, já descobrimos várias funções novas além daquelas divulgadas pela Apple. O Canaltech já falou detalhadamente de algumas, como a possibilidade de trocar o navegador ou o app de e-mail padrão e também os toques na traseira para fazer print da tela ou outras tarefas, mas agora é hora de focar em outras novidades.

Nos próximos parágrafos, listamos cinco novos recursos que não ganharam tanto destaque até agora, mas que merecem ser citados pois vão facilitar a vida de qualquer pessoa que utilize um iPhone.

Busca por emojis

Continua após a publicidade

Quem já usou um celular Android talvez tenha experimentado essa maravilha do mundo moderno: a busca por emojis. Em vez de repetir sempre as mesmas imagens expressivas nas conversas, usuários do iOS 14 poderão finalmente encontrar uma que se encaixa perfeitamente em um determinado momento.

A caixa de busca aparece automaticamente sempre que você abre o teclado de emojis, então, é só digitar o seu "sentimento" que as sugestões mais cabíveis aparecem.

Novidades na câmera

Continua após a publicidade

O app de câmera também tem algumas atualizações com recursos e novos truques para tornar o ato de tirar fotos ainda mais prazeroso. Um deles é o ajuste de exposição, que poderá ser travado para toda uma sessão de fotos do pôr do Sol, por exemplo. E finalmente a Apple incluiu uma opção para não espelhar as selfies, ou seja, registrar a foto do jeitinho que você vê na tela ao fazer a captura.

Também há melhorias na velocidade da realização da foto, incluindo priorizar captura mais rápida no menu de ajustes da câmera. E a possibilidade de usar o botão de aumentar volume para fazer um disparo contínuo e registrar várias fotos, enquanto o diminuir volume serve para o QuickTake, agora disponível também nos iPhone XR, XS e XS Max.

Além de tudo isso, uma medida de segurança: sempre que a câmera estiver em uso, um ponto verde será exibido no canto superior da tela (veja na imagem), ideal para acabar garantir que nenhum app está usando a câmera sem você saber.

Continua após a publicidade

Tradutor universal

A partir do iOS 14, o iPhone vai funcionar nativamente como um tradutor universal. Basta digitar um texto ou mesmo deixar o dispositivo escutar uma frase para mostrar tudo, em texto, na sua língua nativa. A função já estava presente pela Siri, e agora se torna um app separado e bastante poderoso no sistema da Apple.

Por ora, o iOS 14 traz suporte aos idiomas alemão, árabe, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e russo.

Continua após a publicidade

Widget de sugestões da Siri

Os novos widgets já revolucionaram o iOS por si só, mas a Apple foi um pouco além e criou um especial para a Siri, que traz algumas sugestões com base no que você faz em seu iPhone. Se um podcast que você acompanha lançar um episódio novo, por exemplo, o widget é substituído pelo de podcasts, facilitando a execução do áudio.

Se você tem o hábito de abrir um app de delivery todo dia em um determinado horário, o widget se transforma no aplicativo em questão para facilitar o pedido. Em outras palavras, é um tipo de coringa que usa inteligência artificial para simplificar seu dia a dia.

Continua após a publicidade

Safari: mais segurança e tradutor

Outro app nativo que recebeu algumas novidades é o Safari, que pode até deixar de ser o navegador padrão, se você preferir. Mas a Apple quer manter seu browser com a melhor opção para a maior parte dos usuários, e oferece facilidades com relação às suas senhas, por exemplo, além de incluir um tradutor nativo.

Outro novo recurso é um serviço que avisa quando alguma senha salva no iCloud Keychain estiver envolvida em um vazamento de dados. O Safari enviará um alerta para que você faça a substituição e mantenha a segurança de sua conta no mesmo estilo do Firefox Monitor, por exemplo.

Continua após a publicidade

E, assim como o Chrome, o Safari também vai sugerir traduções de sites em outros idiomas para lhe ajudar a navegar na internet e ler notícias do mundo todo de modo minimamente compreensível.

Sentiu falta de algum recurso bacana do iOS 14 que não foi mencionado na lista e não ganhou o devido destaque? Deixa a sua dica aí nos comentários!