iOS 14: 5 recursos legais que a Apple não deu tanto destaque

iOS 14: 5 recursos legais que a Apple não deu tanto destaque

Por Felipe Junqueira | 12 de Agosto de 2020 às 20h30
Reprodução

O iOS 14 está a caminho de sua versão final e, enquanto o beta roda o mundo, já descobrimos várias funções novas além daquelas divulgadas pela Apple. O Canaltech já falou detalhadamente de algumas, como a possibilidade de trocar o navegador ou o app de e-mail padrão e também os toques na traseira para fazer print da tela ou outras tarefas, mas agora é hora de focar em outras novidades.

Nos próximos parágrafos, listamos cinco novos recursos que não ganharam tanto destaque até agora, mas que merecem ser citados pois vão facilitar a vida de qualquer pessoa que utilize um iPhone.

Busca por emojis

iOS 14 finalmente inclui busca por emojis no iPhone (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Quem já usou um celular Android talvez tenha experimentado essa maravilha do mundo moderno: a busca por emojis. Em vez de repetir sempre as mesmas imagens expressivas nas conversas, usuários do iOS 14 poderão finalmente encontrar uma que se encaixa perfeitamente em um determinado momento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A caixa de busca aparece automaticamente sempre que você abre o teclado de emojis, então, é só digitar o seu "sentimento" que as sugestões mais cabíveis aparecem.

Novidades na câmera

Ponto verde no canto superior, um pouco à direita, avisa quando a câmera está ativada (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

O app de câmera também tem algumas atualizações com recursos e novos truques para tornar o ato de tirar fotos ainda mais prazeroso. Um deles é o ajuste de exposição, que poderá ser travado para toda uma sessão de fotos do pôr do Sol, por exemplo. E finalmente a Apple incluiu uma opção para não espelhar as selfies, ou seja, registrar a foto do jeitinho que você vê na tela ao fazer a captura.

Também há melhorias na velocidade da realização da foto, incluindo priorizar captura mais rápida no menu de ajustes da câmera. E a possibilidade de usar o botão de aumentar volume para fazer um disparo contínuo e registrar várias fotos, enquanto o diminuir volume serve para o QuickTake, agora disponível também nos iPhone XR, XS e XS Max.

Além de tudo isso, uma medida de segurança: sempre que a câmera estiver em uso, um ponto verde será exibido no canto superior da tela (veja na imagem), ideal para acabar garantir que nenhum app está usando a câmera sem você saber.

Tradutor universal

iOS 14 terá tradutor nativo que funciona com texto e voz (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

A partir do iOS 14, o iPhone vai funcionar nativamente como um tradutor universal. Basta digitar um texto ou mesmo deixar o dispositivo escutar uma frase para mostrar tudo, em texto, na sua língua nativa. A função já estava presente pela Siri, e agora se torna um app separado e bastante poderoso no sistema da Apple.

Por ora, o iOS 14 traz suporte aos idiomas alemão, árabe, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e russo.

Widget de sugestões da Siri

Siri vai sugerir apps no horário que você mais usa (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Os novos widgets já revolucionaram o iOS por si só, mas a Apple foi um pouco além e criou um especial para a Siri, que traz algumas sugestões com base no que você faz em seu iPhone. Se um podcast que você acompanha lançar um episódio novo, por exemplo, o widget é substituído pelo de podcasts, facilitando a execução do áudio.

Se você tem o hábito de abrir um app de delivery todo dia em um determinado horário, o widget se transforma no aplicativo em questão para facilitar o pedido. Em outras palavras, é um tipo de coringa que usa inteligência artificial para simplificar seu dia a dia.

Safari: mais segurança e tradutor

Safari também vai traduzir sites estrangeiros para o seu idioma preferido (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Outro app nativo que recebeu algumas novidades é o Safari, que pode até deixar de ser o navegador padrão, se você preferir. Mas a Apple quer manter seu browser com a melhor opção para a maior parte dos usuários, e oferece facilidades com relação às suas senhas, por exemplo, além de incluir um tradutor nativo.

Outro novo recurso é um serviço que avisa quando alguma senha salva no iCloud Keychain estiver envolvida em um vazamento de dados. O Safari enviará um alerta para que você faça a substituição e mantenha a segurança de sua conta no mesmo estilo do Firefox Monitor, por exemplo.

E, assim como o Chrome, o Safari também vai sugerir traduções de sites em outros idiomas para lhe ajudar a navegar na internet e ler notícias do mundo todo de modo minimamente compreensível.

Sentiu falta de algum recurso bacana do iOS 14 que não foi mencionado na lista e não ganhou o devido destaque? Deixa a sua dica aí nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.