Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 14 permitirá printar tela e muito mais com tapinhas nas costas do iPhone

Por| 23 de Junho de 2020 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A Apple oficializou ontem, 22, a próxima versão do sistema operacional do iPhone ao anunciar as principais novas funções que pretende disponibilizar com o iOS 14, previsto para algum momento entre o final do terceiro trimestre e o início do quarto. Uma porção de novos recursos já foi explicada, mas há uma série de outros que chegam “silenciosamente” na prévia para desenvolvedores.

Uma funcionalidade interessante que não foi divulgada, e bastante útil, são os atalhos com toques na traseira do iPhone. Trata-se de um recurso de acessibilidade que permite configurar ações a serem realizadas quando se dá dois ou três toques na parte de trás do telefone. É possível desde abrir aplicativos até programar ações do HomeKit.

Entre as ações estão aumentar e diminuir volume, bloquear ou silenciar o telefone, tirar um print da tela e abrir um aplicativo. Também é possível ativar Atalhos, como um programa do HomeKit. Por exemplo, você cria um atalho para acender e apagar todas as luzes da casa, e, na hora de deitar, dá dois ou três toques na traseira do iPhone e apaga a casa toda.

Continua após a publicidade

Alguns desenvolvedores que instalaram a primeira prévia do iOS 14 já publicaram vídeos do recurso em funcionamento no Twitter. Abaixo, você pode ver um iPhone tirar um print com dois toques na parte traseira do aparelho.

Possíveis problemas e paralelo no Android

Pelos vídeos publicados nas redes sociais, o recurso funciona muito bem. A questão é se não vai reconhecer como toques quando o celular está no bolso enquanto andamos por aí. Nesse caso, o recomendado seria evitar ações que possam causar problemas com ativação acidental.

Continua após a publicidade

O toque duplo ou triplo na traseira do telefone não é uma coisa totalmente nova. Há aparelhos Android que possuem função semelhante há bastante tempo, e inclusive o Google está testando um recurso bem parecido no Android 11 agora. Mas não sabemos se a função chegará à versão final e se ficará limitada à linha Pixel.

Para acessar a função, é necessário ir em Ajustes > Acessibilidade > Back Tap (“toque traseiro”, versão oficial em pt-br ainda desconhecida). Dali, é só configurar a ação dos dois toques e a dos três toques.

Fonte: The Verge