iOS 13 alerta usuários sobre desinstalação de apps com assinatura ativa

Por Rafael Arbulu | 18 de Junho de 2019 às 12h29
Reprodução / SlashGear
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Uma novidade do segundo beta do iOS 13 traz um melhor gerenciamento de aplicações e serviços com assinaturas ativas. Percebido primeiro pelo site MacRumors), o recurso da nova versão do sistema operacional traz uma notificação extra quando o usuário tenta desinstalar um app de um serviço que exige assinatura e ela ainda está ativa, como Netflix ou Spotify, para citar exemplos.

Agora, caso você queira apagar uma dessas aplicações, uma notificação será enviada para alertá-lo que ainda há uma assinatura válida e informando também o período de sua validade. A partir dessa mesma notificação, você terá acesso ao menu de gerenciamento da assinatura (caso queira cancelá-la) ou ignorar o alerta, apenas apagando o app do seu dispositivo. No último caso, a notificação emitirá novo alerta, dizendo que o serviço continuará disponível em outros dispositivos onde um app instalado compartilhar da mesma conta.

Alerta de assinatura ainda em curso vem quando usuário tenta desinstalar aplicativo de serviços, como Netflix ou Spotify (Imagem: Federico Viticci, via Twitter)

Parece redundante e até um pouco excessivo, mas a Apple implementou esse recurso provavelmente no intuito de evitar cobranças excessivas de usuários que ou se esquecem de suas assinaturas ainda válidas ou acreditam que apagar o app e cancelar a assinatura sejam a mesma coisa.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A medida corrobora outras novidades que a Apple vem trazendo para seus dispositivos móveis: no iOS 13, também há uma confirmação extra para quando usuários baixam um app que requer assinatura ou cujo download seja cobrado. Mais além, a App Store conta com um atalho de gerenciamento de assinaturas, reunindo os serviços pagos pelo usuário em uma página específica.

A novidade acima apareceu no segundo beta do iOS 13, que a Apple disponibilizou para desenvolvedores nesta segunda-feira (17) em caráter de testes técnicos.

Fonte: Macrumors

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.