Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Donos de iPhone voltam a ser alvos de spam no Calendário do iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2021 às 15h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Um antigo problema voltou a atormentar os usuários de iOS que usam o iCloud para gerenciar seus compromissos no calendário. Relatos no Reddit mostram que o inconveniente “spam de calendário” resistiu às medidas anunciadas pela Apple em 2016 e continua lotando o aplicativo com eventos falsos, links maliciosos e notificações.

O problema acontece de duas formas: o usuário recebe um compromisso aleatório de repente e, uma vez que chama a sua atenção, interage com o convite. A ação, por sua vez, confirma ao atacante que se trata de um e-mail verdadeiro e, daí, começa o envio de spam. A outra forma se dá pelo clique descuidado em pop-ups maliciosos que captam informações da conta iCloud e a adicionam à lista de alvos.

As interações que confirmam a autenticidade do e-mail incluem a aceitação, negação ou a escolha do “talvez”. Portanto, qualquer método comum de resposta reforça o inconveniente.

Continua após a publicidade

Em 2016, o problema se tornou tão grande que alcançou a Apple e a fez se manifestar publicamente pedindo desculpas pelo ocorrido, anunciando medidas de contenção. Na época, a fabricante afirmou que contornaria o problema partindo para a caça dos e-mails suspeitos e cortando o seu acesso.

Ao que parece, a ação não foi o bastante e o problema voltou acontecer. Tanto que, em junho deste ano, a companhia publicou um tutorial em vídeo que auxilia na remoção do spam. Atualmente, o conteúdo acumula quase 100 mil visualizações, número que sugere a quantidade de pessoas importunadas pelo calendário lotado de eventos falsos.

Continua após a publicidade

Como evitar o spam de calendário do iOS?

A solução da Apple é usar o botão “Remover inscrição” para excluir todos os e-mails indesejados de uma só vez. Até agora, porém, não há formas oficiais para evitar o problema. Outro método para remediar essa questão é acessar o menu “Calendários” na barra inferior, procurar por algum nome estranho da lista de calendários e selecionar “Apagar Calendário” na página de edição.

Se este for o seu caso, confira o tutorial preparado pelo Canaltech sobre como resolver essa questão. Como sempre, a regra principal de proteção é nunca clicar nos links indicados nos eventos nem fornecer quaisquer informações pessoais ao remetente.

Fonte: Reddit