Publicidade

Como limpar uma agenda contaminada no iOS

Por| 08 de Fevereiro de 2021 às 19h00

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

A agenda do iOS é um dos recursos padronizados mais utilizados de iPhones e iPads. Como tais, também se tornaram uma arma para hackers que tentam infectar celulares e roubar dados dos usuários, bem como praticar golpes a partir de tentativas de phishing, que nestes casos, aparecem como notificações diretamente para o usuário e possuem um formato que tenta se passar como um alerta legítimo do sistema operacional.

Basta um clique em um anúncio malicioso para que entradas desse tipo sejam adicionadas ao calendário, com múltiplos registros sendo adicionados dia a dia de forma a levar os usuários ao clique. É nele, inclusive, que está escondido o verdadeiro malware, com as possíveis vítimas sendo levadas a sites maliciosos disfarçados de ferramentas para verificação de segurança ou limpeza dos aparelhos, mas que na verdade tentam roubar dados ou instalar malwares.

Continua após a publicidade

A recomendação, como em todo tipo de atividade suspeita, é jamais clicar nos links indicados, tanto os disponíveis na agenda quanto aqueles disponíveis em sites ou serviços que possam levar a uma contaminação desse tipo no calendário. Caso você já esteja enfrentando o problema, porém, alguns passos simples podem garantir a limpeza sem que você seja colocado em risco.

Como limpar uma agenda contaminada no iPhone

Passo 1: acesse o aplicativo de Calendário e, na parte inferior da tela, clique em “Calendários”;

Continua após a publicidade

Passo 2: cheque a lista em busca de entradas suspeitas ou listas de eventos que não tenham sido assinadas de forma consensual. Caso localize algo de estranho, clique no ícone com a letra “i”, à direita da entrada, e escolha a opção “Apagar Calendário”, confirmando na sequência. Isso fará com que as entradas maliciosas sejam removidas;

Passo 3: vale a pena checar também a opção “Calendário” no menu “Ajustes”. Clique em “Contas”, onde possíveis perfis maliciosos podem ter sido criados;

Continua após a publicidade

Passo 4: cheque se as contas cadastradas pertencem ao próprio usuário ou foram adicionadas por ele de forma consensual. Caso contrário, clique no perfil malicioso e selecione “Apagar Conta”.

A infecção inicial, que insere entradas fraudulentas no calendário, não representa um risco de segurança por si só. Entretanto, vale a pena fazer uma varredura no celular no caso do registro de contas sem a anuência do usuário, utilizando softwares de proteção e, caso necessário, resetar o celular para os ajustes de fábrica caso contaminações adicionais sejam detectadas.