Como usar o Apple Maps em um navegador no Windows e Android

Como usar o Apple Maps em um navegador no Windows e Android

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 29 de Junho de 2021 às 08h40
CardMapr/Unsplash

O principal serviço de navegação para dispositivos da Apple, o Apple Maps, passou por diversas reformulações desde que foi lançado até se tornar realmente confiável e conquistar usuários de iPhone, Apple Watch e Mac. Ainda que esteja atrás do Google Maps e tenha funções restritas aos EUA e outros países, certamente há usuários que preferem utilizar o serviço da empresa da maçã para achar e compartilhar rotas de trânsito.

Embora o ecossistema da Apple seja bastante recluso, o que muitas pessoas não sabem é que o Apple Maps pode ser acessado pelo Windows e Android pelo buscador Duck Duck Go, disponível para acessado em navegadores web, ou em seu app oficial.

Ele é o responsável pela disponibilização do mapa da Apple para outras interfaces, que está integrado ao mecanismo de busca de maneira limitada, mas bastante funcional. A principal vantagem é que não é necessário um ID Apple para utilizar o Apple Maps, basta acessar o site Duck Duck Go ou baixá-lo na Play Store.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Você pode acessar o serviço de mapas da Apple em Android, Windows ou sistemas com navegadores compatíveis - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Abaixo, preparamos um tutorial abaixo com as principais funções do Duck Duck Go para outras interfaces utilizando um sistema Android como referência. Vale lembrar que as mesmas funções estão disponíveis para Windows, Linux e outras plataformas, basta utilizar um navegador compatível.

Usando o Apple Maps no Duck Duck Go

Ao acessar o Apple Maps no Duck Duck Go, você pode fazer pesquisas de rotas e lugares como se estivesse utilizando o app Mapas em um aparelho Apple. Entre os resultados, o serviço pode exibir restaurantes, supermercados, bancos, parques, praças, estações de trem, entre outros. Basta usar o campo de busca para o local desejado e tocar em "Rotas".

Ache a rota ideal para seu destino no Apple Maps - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Como o Duck Duck Go se propõe a ser um buscador que não coleta os dados pessoais do usuário sem permissão, você deve preencher sua localização manualmente para obter rotas, ou tocar no ícone de flecha em cima do mapa e autorizar a leitura do seu local atual como referência.

Utilize sua localização para mostrar resultados precisos de rotas - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Caso esteja procurando por um local comercial, antes de buscar a rota você pode optar por ver o endereço completo e o telefone comercial.

Anotes as informações que considera essenciais antes de buscar a rota - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Para obter mais detalhes do mapa, basta tocar no modo Satélite, que exibirá com mais detalhes a composição do mapa, ruas, casas, prédios comerciais e outros. A função corresponde ao ícone que mostra o mapa-múndi, localizado na parte superior da tela.

Toque no ícone indicado para ver detalhes do mapa em satélite - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Após encontrar a rota, escolha se deseja o resultado para ir em veículo motorizado ou se prefere ir andando. Utilize o ícone de bússola para girar o mapa e obter melhor ponto de visualização.

Caption

Restrições do serviço

Apesar da navegação ser semelhante ao aplicativo Mapas em dispositivos Apple, o Apple Maps no Duck Duck Go tem uma série de restrições. A principal dela é que não é possível realizar a navegação pelas rotas, apenas obter informações de direção.

Apesar disso, após encontrar o resultado, você pode ser redirecionado para o aplicativo de mapas que utilizar no seu celular pelo botão "Navegar para Mapas App". Em celulares Android, você deverá ser levado ao Google Maps para navegar pela rota e concluir sua viagem.

Realize a navegação em rota por um aplicativo de mapa do seu celular - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Também não há outros resultados de rotas além das mencionadas no passo a passo acima. Ou seja, se você depende de um app com suporte para trajetos pelo transporte público, passará longe desta alternativa. Além disso, não há como alfinetar um lugar pelo toque, você precisa sempre pesquisar pelo nome do destino no buscador. Por fim, assim como o aplicativo Mapas no Brasil, o Apple Maps no Duck Duck Go também não disponibiliza o Street View, famosa função do Google Maps.

Conclusão: devo ou não utilizar?

Para usuários que pretendem utilizar o Apple Maps no Duck Duck Go, é necessário entender todas as suas restrições antes de confiá-lo como seu navegador principal. Certamente alguns pontos serão cruciais para desconsiderar o serviço, como a falta de suporte para navegação em rota, trajetos em transporte público e ausência do Street View.

No entanto, vale notar que a principal vantagem do Duck Duck Go e da Apple é a preocupação com a privacidade do usuário. O Google Maps costuma salvar suas preferências de locais e armazenar seus dados, ao contrário do que é oferecido pelo seu concorrente. Outro ponto é que a interface familiar certamente irá agradar aos usuários que já utilizavam o Mapas em aparelhos da empresa da maçã.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.