Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple aposta em privacidade no Maps para concorrer com app da Google

Por| 31 de Janeiro de 2020 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple finalmente tem um novo aplicativo de mapa para competir com o Google Maps. A empresa informou que está lançando nos Estados Unidos uma nova versão do seu Apple Maps, depois de mais de um ano de levantamento de informações. Segundo a anúncio no site oficial, agora, o programa é mais preciso em relação a ruas, prédios e outras informações.

Além de repaginado, agora, o Apple Maps também permite visualizar mais espaços, como no Street View, usando fotos reais dos ambientes. Outra novidade é que há informações de trânsito em tempo real em mais cidades, incluindo Miami, que recebe o Super Bowl neste final de semana.

A Apple está há anos tentando relançar o seu próprio programa de geolocalização. Em 2012 a companhia tentou substituir o Google Maps em iPhones e iPads, o que se tornou uma catastrófica movimentação. Na época, o CEO da empresa, Tim Cook, reconheceu que o programa da Google era melhor e pediu desculpa pelo lançamento do seu próprio Maps.

Continua após a publicidade

Desde 2018, contudo, a Apple vem trabalhando em levantamento de informações para tornar o app mais preciso, sendo que a nova versão passou por diversos testes em São Francisco.

Junto ao iOS 13, ela também adicionou a função “look around”, que funciona como Street View para algumas limitadas cidades. Nesta quinta-feira (30), ela informou que esta opção vai estar disponível para mais cidades nos Estados Unidos.

O programa também oferece outras opções como compartilhamento de horário estimado de chegada, informações de voo, além de mapas internos de shoppings e aeroportos.

Privacidade

Continua após a publicidade

Para se tornar mais competitivo contra seu principal rival, a Apple está apostando na segurança de dados. A Google usa informações de todos os aparelhos conectados para fornecer um mapa mais preciso, mas também utiliza tais informações para aprimoramento de publicidade.

Já a Apple diz que não manda as informações do usuário para nenhum serviço em nuvem, garantindo mais privacidade. O novo Maps não exige a criação de uma conta, nem a Apple ID para ser utilizado. Mesmo as buscas feitas no app e rotas são constantemente apagadas.

Neste mesmo caminho, a Apple informou que seu app tem uma função que torna nebuloso posicionamento inicial e final de uma rota, para garantir a privacidade do usuário.