Como transferir fotos e vídeos do iPhone para Mac e Windows

Como transferir fotos e vídeos do iPhone para Mac e Windows

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 15 de Junho de 2021 às 13h20
Imagem: Fabian Irsara/Unsplash

Se você precisa liberar espaço interno do iPhone ou pretende repassar o aparelho para outra pessoa, provavelmente deve ter se perguntado sobre como salvar todas as imagens e vídeos contidos no smartphone e salvos na biblioteca do aplicativo Fotos. Essa dificuldade é bastante comum, principalmente para usuários novos e acostumados com a interface Android.

Uma das alternativas mais seguras é contar com o serviço de Fotos do iCloud, que realiza o backup automaticamente das fotos e vídeos do iPhone e disponibiliza para os dispositivos Apple compatíveis, além do portal do iCloud e aplicativo oficial para PC. A solução em nuvem da empresa da maçã armazena as fotos originais em resolução máxima e mantém cópia de versões otimizadas para economizar espaço nos dispositivos.

Embora seja uma solução bastante eficaz, ela pode não ser útil caso você seja uma pessoa que gosta de tirar bastante foto e gravar muitos vídeos, já que o espaço grátis de armazenamento do iCloud possui uma limitação de 5 GB — baixa para os padrões de resolução das câmeras atuais. Se você não quer pagar para ter mais espaço no serviço de nuvem, pode transferir as fotos no iPhone para o Mac e usar o armazenamento do computador como um backup seguro.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para usuários que nunca fizeram esse procedimento ou estão acostumados com o Android, podem ter dificuldade a realizar esse procedimento no computador visto que o iPhone depende do aplicativo Fotos (macOS) ou iTunes (PC) para acessar fotos e vídeos.

Por isso, preparamos um artigo completo para você salvar suas fotos no Mac e Windows de forma simples. Confira o passo a passo abaixo:

Como transferir fotos e vídeos do iPhone

1. Transferindo para o Mac

Passo 1: conecte o iPhone ao Mac. Abra o Finder, vá em "Aplicativos" e dê dois cliques no app Fotos.

Abra o aplicativo Fotos do macOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: na barra lateral, localize a seção "Dispositivos" e clique em "iPhone".

Localize o menu do iPhone no Fotos ao conectar o dispositivo ao Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: ao abrir o menu, aparecerá a mensagem "Preparando para importar de 'iPhone'". Todos os itens da biblioteca de Fotos serão importados automaticamente.

A mensagem acima indica que as fotos estão sendo importadas ao Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: acesse a tela inicial do iPhone. Ao surgir a mensagem "Confiar neste computador?", toque em "Confiar".

Toque em "Confiar" para permitir a comunicação do Mac com o iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 5: digite o código de desbloqueio para confiar no computador.

Digite o código de desbloqueio no iPhone para autorizar a comunicação - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 6: no Mac, escolha o local onde você deseja que as imagens fiquem salvas. Para isso, basta localizar a opção "Importar para:", clicar na caixa de opções e escolher a que desejar.

Escolha o local de backup das fotos no app - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Importante: aguarde toda a conclusão da tarefa de importação dos itens antes de tirar o cabo do iPhone no Mac.

2. Transferindo para o PC com Windows

Passo 1: baixe ou atualize o iTunes diretamente na Microsoft Store. Depois, clique em "Launch".

Instale o iTunes no PC para ter acesso às fotos e vídeos - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: conecte o iPhone ao PC. O iTunes abrirá automaticamente na tela. Caso surja a mensagem "Confiar neste computador?", toque em "Confiar" e use o código de desbloqueio para confirmar a comunicação com o PC.

Ao instalar o iTunes e conectar o cabo no PC, o app abrirá automaticamente - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: abra o Windows Explorer, vá em "Este Computador" > "Apple iPhone".

Abra o diretório Apple no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: vá em "Internal Storage" > "DCIM".

Acesse a pasta "DCIM" para ter acesso às fotos, vídeos e imagens da biblioteca do iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Após abrir a basta "DCIM", você precisará entrar em todas as pastas e aguardar carregar as fotos completamente para salvá-las. O processo é um pouco trabalhoso, mas garante o backup completo das informações.

Abra as pastas dentro da "DCIM" e aguarde o carregamento completo para salvar as imagens - Captura de tela: Thiago Furquim

Importante: você precisa abrir pasta por pasta para garantir o salvamento de todas as imagens. Aguarde toda a conclusão da tarefa de importação dos itens antes de tirar o cabo do iPhone no PC.

Para usuários de Mac, além das alternativas citadas acima, ainda podem utilizar o AirDrop como solução nativa e rápida de transferência de arquivos, fotos e vídeos entre dispositivos Apple. Vale a pena garantir a segurança das informações antes de apagar os itens do iPhone!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.