Como proteger documentos com senha no iPhone, iPad e Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 22 de Julho de 2021 às 10h50
Imagem: Tomasz Zagórski/Unsplash

Garantir a proteção dos dados do usuário é fundamental para aparelhos que lidam com dados sensíveis. A Apple oferece camadas de segurança importantes aos sistemas operacionais dos seus dispositivos para proteger contra o acesso não autorizado.

Se você possui arquivos da suíte de apps iWork (Pages, Numbers e Keyonte) no seu dispositivo, saiba que também pode reforçar a proteção deles adicionando uma senha de acesso. O processo é bastante simples e pode ser útil caso você queira restringir a visualização de um documento, planilha ou apresentação.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Importante: após adicionar uma senha ao documento, ele será automaticamente criptografado. Tenha precaução quanto a senha que irá escolher por não haver maneira de recuperá-la.

Abaixo, saiba como colocar senha de acesso aos documentos do iWork no iPhone, iPad e Mac.

Protegendo documentos com senha

1. No iPhone e iPad

Passo 1: abra o aplicativo Pages, Numbers ou Keynote e escolha o arquivo para por senha.

Abra um app da suíte iWork no seu dispositivo Apple - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: toque no botão de três pontos no canto superior da tela e escolha a opção "Definir Senha".

Toque em "Definir Senha" para gerar um código de acesso no documento - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: digite a senha que você escolher nos campos indicados. Em "Dica", descreva um lembrete de senha. Por fim, abaixo, escolha se desenha abrir o documento com Face ID ou Touch ID e toque em "OK".

Escolha uma senha para o documento - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Caso queria alterar a senha, siga os dois primeiros passos e vá em "Alterar Senha". Digite a senha antiga e, depois, a nova senha (seguindo as recomendações a seguir). No entanto, se preferir remover a senha, ainda nessa tela desmarque a opção "Exigir Senha". Por fim, toque em "OK.

Altere ou remova a senha de um documento da suíte iWork - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

2. No Mac

Passo 1: abra um documento no Mac. Em seguida, na barra de menus, vá em "Arquivo" > "Definir Senha...".

Siga o caminho indicado para entrar nos ajustes de senha do documento no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: digite a senha. Em seguida, marque a caixa de seleção para salvar utilizando um Touch ID, caso seu Mac seja compatível, ou para memorizar a chave da senha. Assim, você não precisará digitá-la novamente quando for abrir o arquivo. Depois, clique em "Definir Senha".

Defina uma senha ao seu documento no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Você também pode exigir uma senha se precisar exportar o arquivo. Vá em "Arquivo" > "Exportar Para" e mantenha a opção ativada em "Exigir senha para abrir".

Ao exportar para outro formato, você pode optar por manter a exigência de senha para abrir o arquivo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Alterar a senha do documento também é bastante simples, basta clicar em "Arquivo" > "Alterar Senha". Caso queira remover completamente a senha, digite a senha escolhida e clique em "Remover Senha". Simples, não é mesmo?

Modifique ou remova a senha do documento no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Para configurar corretamente o Touch ID no seu Mac, habilite-o no aplicativo Preferências do Sistema. No Pages, Numbers ou Keynote, vá em "Preferências..." > "Geral" e ative a opção "Usar Touch ID".

Utilize o Touch ID como padrão para abrir documentos protegidos por senha em Macs compatíveis - Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.