Como ver a memória em uso do Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 19 de Julho de 2021 às 15h40
Foto: Roman Spiridonov (Unsplash)

Muitos usuários ainda costumam confundir a função da memória com a do armazenamento de seu Mac - e realmente pode ser que se trate de uma questão um pouco confusa para se entender a princípio -, mas fato é que a memória do Mac não está necessariamente atrelada com o armazenamento do mesmo.

Enquanto o armazenamento tem a função de gerenciar o espaço de ocupação tanto de seus programas e aplicativos instalados, como também de documentos, imagens e arquivos em geral na sua máquina - o que pode incluir, eventualmente, duplicatas de arquivos que também estão salvos na nuvem -, a memória do Mac se ocupa de fazer com que estas aplicações possam rodar da melhor forma possível: rápida e fluída.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por isso, a importância de ficar de olho não apenas em como anda o armazenamento do seu Mac, mas também em como está sendo utilizada a memória do mesmo. Desta forma, você pode saber quais aplicações estão sabotando a sua máquina, deixando-a mais lenta do que você está acostumada a usá-la.

Confira no tutorial abaixo como verificar a memória em uso no seu Mac e encerrar programas e aplicações que você não esteja utilizando no momento:

Passo 1: no Launchpad ou na lista de aplicativos do Finder do seu Mac, você vai encontrar uma pasta chamada "Outros", que possui apps nativos do macOS pouco utilizados no dia a dia. Entre nesta pasta.

Vá ao Launchpad ou na lista de apps do Finder > Pasta Outros. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: dentro da pasta de "Outros", procure pelo aplicativo Monitor de Atividade e clique para abri-lo.

Clique para abrir o Monitor de Atividade. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: com o aplicativo aberto, na aba de "Memória" nas opções do topo central da janela do app, você vai encontrar listados todos os programas e aplicativos abertaos em seu Mac no momento. Logo na segunda coluna, você pode verificar o quanto cada aplicação está utilizando da sua máquina. Na área inferior da janela, você encontra as informações de memória referentes ao seu computador.

Confira listados todos os programas e aplicativos abertos em seu Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: clique em cima de alguma aplicação para analisar os dados de forma mais detalhada. Uma informação interessante é o indicador da porcentagem da CPU do seu Mac que está sendo utilizada para rodar a aplicação selecionada.

Confira a porcentagem da CPU usada para rodar esta aplicação. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: caso queira fechar esta aplicação, basta clicar no botão de "Encerrar".

Clique em "Encerrar" para fechar esta aplicação. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.