Publicidade

Brasil ganha recurso do iOS 15 para combater prática irritante

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2021 às 14h59

Link copiado!

Andrés Rodríguez/Pixabay
Andrés Rodríguez/Pixabay

Apesar dos vários recursos anunciados para o iOS 15 na WWDC 2021, a Apple reservou espaço para trazer melhorias específicas para grupos de usuários. Exclusivo do Brasil, a empresa anunciou um sistema integrado de filtragem de mensagens SMS para evitar spam.

O aplicativo Mensagens implantou uma inteligência artificial capaz de identificar torpedos indesejados e movê-los para pastas específicas de promoções, transações ou lixo eletrônico. A ideia é facilitar a organização e localização de mensagens realmente importantes, que podem ficar perdidas em meio a tantos conteúdos promocionais ou tentativas de golpe.

Continua após a publicidade

Apesar de novo em terras tupiniquins, esse recurso chegou inicialmente no iOS 14 para usuários da Índia. Agora, a Apple leva a mesma funcionalidade também para os brasileiros no iOS 15, no intuito de barrar o recebimento de spam e atividades criminosas.

Não está exatamente claro porque apenas Brasil e Índia têm essa funcionalidade, afinal o iMessage e o app Mensagens estão longe de serem populares. Provavelmente, é relacionado à questões de segurança, já que muita gente clica em links desconhecidos e deixam os celulares expostos a ataques.

IA para combater a prática

Segundo a Apple, o sistema criado usa aprendizado de máquina e outras técnicas de IA para identificar mensagens de spam localmente, sem depender de bancos de dados de terceiros, como fazem alguns aplicativos. Possivelmente, como há um grande número de estratégias de marketing que usam o SMS, a companhia deseja aprimorar os mecanismos em solo brasileiro.

Continua após a publicidade

Ao receber uma dessas mensagens, o usuário não será alertado e a mensagem será automaticamente direcionada para a guia respectiva no aplicativo Mensagens. As transações bancárias, confirmadas por SMS, terão a sua aba específica para confirmação de compras e não vão mais atrapalhar a visualização do que realmente importa.

Uso do SMS para spam

Além de lotar a caixa de entrada, o SMS promocional é muito usado por companhias de telefonia e empresas de cobrança. Alguns até usam um recurso chamado SMS Classe 0, que exibe as mensagens de texto na tela inteira, independentemente da vontade do usuário, o que atrapalha a experiência de uso.

Continua após a publicidade

Embora isso tenha sido lançado para enviar mensagens importantes sobre questões emergenciais, como eventos climáticos ou situações de risco, não é raro ver empresas usando dessa possibilidade para anunciar celulares novos ou planos “exclusivos”.

O que você achou dessa novidade do iOS 15? Parece ser uma ótima adição, concorda? Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo.

Fonte: Apple, 9to5MaC