Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple permitirá que empresas russas instalem seus apps no iPhone vendido no país

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2021 às 16h35

Link copiado!

Apple permitirá que empresas russas instalem seus apps no iPhone vendido no país
Apple permitirá que empresas russas instalem seus apps no iPhone vendido no país

A Apple vai autorizar que o governo russo defina quais aplicativos virão pré-instalados nos iPhone, iPads e possivelmente outros dispositivos da empresa no futuro. A novidade é fruto de lei russa que deve começar a vigorar em abril e obriga a empresa a mostrar uma caixa de diálogo durante a configuração inicial do aparelho.

A lista de aplicativos foi fornecida pelo Kremlin no início deste ano e inclui produtos da Yandex, Mail.ru, Kaspersky Lab e outras grandes empresas russas de internet e mídia. São navegadores, redes sociais, antivírus, serviços de mensagens, clientes de e-mail, carteiras virtuais e outros apps desenvolvidos no país. Os aplicativos virão marcados como padrão, mas os usuários poderão selecionar individualmente os que não quiserem ter em seus celulares.

Continua após a publicidade

A legislação russa também exige que a gigante da tecnologia ofereça aos clientes a possibilidade de deletar qualquer tipo de app, inclusive os que virão embarcados no dispositivo e desenvolvidos pela própria Apple. A existência dessas telas no iOS foi descoberta pelo site 9to5Mac em novembro do ano passado, mas ainda não se sabia onde seria aplicada.

Apple não permite modificações no iOS

Obviamente, a decisão do governo não agradou nada a empresa. A Apple já havia ameaçado deixar o país se a lei entrasse em vigor, mas voltou atrás. Apesar de ser um mercado ainda pequeno para a Maçã, a Rússia ocupou a terceira posição no ranking de crescimento de vendas de iPhone em 2020.

Continua após a publicidade

Não é de hoje que fabricante se recusa a permitir que operadoras ou redes varejistas possam modificar o seu sistema operacional. Segundo a companhia, o objetivo disto é para não interferir na experiência dos usuários de seus aparelhos. Isto é justamente o oposto da política praticada pelo Android, que autoriza os fabricantes a modificarem a interface do usuário com visual próprio e apps específicos.

Fonte: Vedomosti; 9toMAC