Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple libera iOS 13.5 e iPadOS 13.5 para usuários; veja as novidades

Por| 20 de Maio de 2020 às 17h35

Link copiado!

Reprodução/Apple Insider
Reprodução/Apple Insider
Tudo sobre Apple

A Apple lançou, nesta quarta-feira (20), as versões públicas finais do iOS/iPadOS 13.5 e do tvOS 13.4.5. As atualizações chegam apenas dois dias depois de a empresa disponibilizar para desenvolvedores as versões Golden Master — ou seja, as possíveis versões finais —, e acompanha uma série de recursos relacionados à COVID-19, além de aprimoramentos do Face ID e correções de bugs.

Confira as principais novidades:

iOS/iPadOS 13.5

A principal novidade das versões 13.5 do iOS/iPad é a inclusão do suporte ao framework "Exposure Notification", ou "Alerta de Exposição" em tradução livre. Desenvolvido pela Apple em parceria com o Google, as APIs (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações) serão usadas por aplicativos de autoridades de saúde pública e serão responsáveis por notificarem usuários que podem ter entrado em contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Você pode conferir todos os detalhes desta parceria nas matérias abaixo:

Continua após a publicidade

Em publicação no Twitter nesta quarta-feira (20), o CEO da Apple, Tim Cook, explicou que a tecnologia pode ajudar autoridades de saúde a detectar e avisar rapidamente se alguém foi exposto à COVID-19. Assim como no iOS, usuários do Android em mais de 20 países poderão utilizar a novidade a partir de hoje. Não há informações sobre a implementação das APIs no Brasil.

Desde seu lançamento, em abril, Apple e Google anunciaram uma série de aprimoramentos para proteger ainda mais os dados dos usuários. Entre eles, todos os metadados associados ao Bluetooth — a base da tecnologia de rastreamento — serão criptografados para dificultar a identificação de uma pessoa.

Continua após a publicidade

Além do alerta para detectar a COVID-19, tanto o iOS quanto o iPadOS ganharam aprimoramentos no Face ID, uma das tecnologias de desbloqueios mais seguras do mundo. Agora, quando um iPhone ou iPad identificar que o usuário está usando máscara, o método de desbloqueio mudará automaticamente para o painel de senha — prometendo acabar com os problemas de autenticação. O reconhecimento funcionará também com serviços da Apple que suportem o Face ID, como App Store, Apple Books, Apple Pay e iTunes.

Outra novidade relacionada à saúde é a adição de uma opção para compartilhar automaticamente suas informações de saúde da sua Ficha Médica com serviços de emergência. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível apenas nos Estados Unidos.

Uma nova opção para o FaceTime, app de mensagens e chamadas de áudio e vídeo da Apple, também chegou com as atualizações. Agora, os usuários poderão desativar a função que dá zoom nas chamadas em grupo, impedindo que blocos específicos se expandam automaticamente.

Continua após a publicidade

Por fim, há correções de bugs e melhorias do sistema. As atualizações corrigiram uma falha em que os usuários presenciavam uma tela preta ao tentar reproduzir algum streaming de vídeo em certos sites, além de um problema na planilha de compartilhamento em que sugestões e ações não carregavam.

iOS 12.4.7 e tvOS 13.4.5

Junto das novas versões do iOS e iPadOS, a Apple também disponibilizou o iOS 12.4.7 para dispositivos mais antigos e o tvOS 13.4.5 para Apple TV. Em ambos, há correções de bugs, melhorias dos sistemas e atualizações de segurança.

Como atualizar seu iPhone ou iPad

Continua após a publicidade

Para atualizar seu iPhone ou iPad, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de softwaree clicar em "Baixar e Instalar".

Gostou das mudanças? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Apple; 9to5Mac