YouTube terá comunidades estilo Discord para troca de mensagens entre inscritos
Por Bruno De Blasi |

O YouTube começou os testes das Comunidades, um ambiente dentro dos canais para manter a interação entre assinantes sem depender do Discord, Telegram, WhatsApp e outros serviços. A nova plataforma, que lembra os servidores do Discord, foi apresentada nesta quarta-feira (18) durante o evento Made on YouTube 2024.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Switch 2 entra em produção com duas telas e preço de US$ 400
- NASA recria "aranhas" de Marte em laboratório
A novidade gira em torno de um espaço à disposição dos criadores de conteúdos com a finalidade de manter os fãs conectados. O ambiente oferece uma espécie de feed, como no Bluesky, Threads e X (ex-Twitter), com publicações e opções de interação.
Nos canais que já contam com o recurso, os seguidores podem publicar textos, com opção para anexar imagens. Também é possível curtir e fazer comentários, seguindo o mesmo esquema dos vídeos do YouTube.
Em um dos exemplos fornecidos pelo Google, as assinantes de um canal voltado para atividades físicas utilizam o recurso para compartilhar suas experiências.
“Antes espectadoras passivas, elas agora postam fotos documentando seu progresso e fazem perguntas vulneráveis, promovendo uma comunidade de apoio e fortalecendo uns aos outros para atingir seus objetivos”, diz a nota de divulgação das comunidades.
Veja outros anúncios do evento Made on YouTube:
- IA no YouTube vai gerar vídeos para o Shorts e sugerir novas ideias para canais
- Hype | YouTube lança nova forma para apoiar canais menores no app
Ainda em fase experimental
Apesar da apresentação, nem todos os canais têm acesso ao recurso nesse primeiro momento. Segundo o YouTube, as comunidades ainda se encontram em uma fase experimental e estão disponíveis somente para um grupo selecionado de criadores de conteúdos.
“Estamos testando as Comunidades agora em dispositivos móveis com um pequeno grupo de criadores e seus fãs, e planejamos testá-lo com mais de vocês este ano, antes de expandir o acesso a mais canais no início de 2025”, diz o Google.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Estruturas misteriosas são detectadas sob a superfície de Marte
- Microsoft libera versão empresarial do Office 2024 com licença vitalícia
- Esqueceu a palavra que queria falar? A ciência explica
VÍDEO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE GRUPO E COMUNIDADE NO WHATSAPP?