Hype | YouTube lança nova forma para apoiar canais menores no app
Por André Lourenti Magalhães | •
O YouTube anunciou a chegada do recurso Hype, uma nova forma de interação voltada para impulsionar canais com menos de 500 mil inscritos na plataforma. Além de curtidas, comentários e inscrições, a comunidade pode enviar hypes para vídeos, uma forma de pontuação que ajuda a destacar o conteúdo de um canal emergente para mais pessoas.
- Acompanhe o Canaltech no WhatsApp
- Discord libera chamadas de voz e vídeo com criptografia de ponta a ponta
A novidade foi revelada durante o evento Made On YouTube, realizado nesta quarta-feira (18) nos EUA. A empresa revelou que fez testes iniciais da ferramenta no Brasil, em Taiwan e na Turquia por quatro semanas e notou resultados positivos — foram mais de 5 milhões de hypes distribuídos entre 50 mil canais diferentes, com maior adesão entre jovens de 18 a 24 anos.
A ideia do Hype é levar os canais menores a uma audiência diferente: os vídeos com maior pontuação são exibidos num placar de líderes que muda a cada semana e varia por cada país. Dessa forma, quem acessa a tabela pode conferir um canal que não necessariamente seria exibido nas recomendações do algoritmo do app.
Como vai funcionar
Inicialmente, cada usuário no YouTube pode enviar três impulsos de hypes por semana em vídeos que possuem até 7 dias de existência e foram publicados por canais com menos de 500 mil inscritos. Em cada publicação, é possível ver a pontuação atual e contribuir para que o perfil suba na tabela.
A plataforma criou um sistema para valorizar ainda mais os hypes em canais menores, de forma que a disputa não fique apenas em números absolutos — um canal com 400 mil inscritos teria mais chances de pontuação do que um com 4 mil, por exemplo, então a empresa quer equilibrar a disputa para que todos tenham chance de chegar ao topo.
A marca de 500 mil inscritos já é bem significativa para criadores de conteúdo, mas a empresa entende há um crescimento desproporcional nos ganhos financeiros em canais mais populares do que isso, então há uma demanda para valorizar espaços menores.
Planos para o futuro
O Hype deve ser liberado para mais perfis a partir dos próximos meses, mas o YouTube já confirmou alguns planos que devem chegar à ferramenta.
Um deles é a opção de enviar impulsos pagos para cada canal, além dos três itens gratuitos por semana, o que serviria como fonte de monetização, enquanto outra ideia envolve criar um painel para proprietários de canais com o resumo semanal dos vídeos e uma análise dos fãs que mais engajaram com hypes.
O YouTube também anunciou novas ferramentas de IA durante o evento, como um recurso para gerar vídeos de seis segundos no Shorts.
LEIA TAMBÉM: