Transforme o YouTube num serviço de streaming de música com essas 3 ferramentas

Por Sérgio Oliveira

Não é de hoje que vemos gente abrir o YouTube no começo do expediente e deixar o site aberto durante todo o dia rodando músicas aleatórias ou uma infinidade de playlists criadas com muito esforço e dedicação. Querendo ou não, a maior plataforma de vídeos do mundo também faz as vezes de serviço de streaming musical aqui e acolá, tanto é que o próprio YouTube sabe disso e já anunciou que lançará seu próprio serviço do tipo, chamado Music Key, até o fim deste ano. A novidade permitirá que os usuários escutem suas músicas favoritas sem a interrupção de anúncios mediante um pagamento mensal - algo aos moldes do Spotify, Deezer e Apple Music.

Mesmo com esses planos, a internet já deu um jeito de "transformar" o site do jeito que ele é hoje em uma plataforma de transmissão de músicas, sem anúncios ou interrupções. Nesse sentido, tem alternativas para todos os gostos, que atendem desde os fãs da maracutaia até aqueles que prezam pela praticidade. Um dos mais famosos de todos os tempos é o Streamus, uma extensão para o Chrome que funcionava muito bem, mas que acabou sendo retirada do ar por não estar de acordo com os termos de serviço do YouTube.

Mesmo com o fim do Streamus, ainda há um punhado de boas opções para você que é fã do YouTube e o utiliza para ouvir seus artistas e músicas favoritos. Confira agora as três alternativas mais bacanas que ainda existem por aí e que transformam o YouTube num verdadeiro serviço gratuito de streaming de músicas.

StreamSquid

Diferente do Streamus, o StreamSquid não possui nenhuma extensão ou programa que precise ser instalado na máquina. Aqui tudo funciona a partir do site do serviço, direto no navegador.

O visual do site é bem simples e a grande sacada é que ele posiciona o player do YouTube num canto da tela para que ele não atrapalhe a navegação no "catálogo". Portanto, não há desacordo quanto aos termos de serviço do site e todo mundo pode curtir suas músicas favoritas sem medo de ser feliz.

O StreamSquid é a opção mais básica de todas e oferece uma série de playlists separadas por gênero ou tema para o usuário ouvir

O StreamSquid é a opção mais básica de todas e oferece uma série de playlists separadas por gênero ou tema para o usuário ouvir (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

O diferencial de verdade é que o StreamSquid traz várias playlists organizadas por gêneros musicais e outras temáticas, como clássicos do rock, Top 100 da Billboard e as músicas mais tocadas do dia em um determinado serviço de streaming.

Quem se agradar pelo serviço pode fazer um cadastro utilizando a conta do Facebook e então começar a criar suas próprias playlists ou adicionar músicas a lista de favoritos - tudo gratuito e sem enrolação.

Whyd

A premissa de funcionamento do Whyd é semelhante a do StreamSquid - tudo funciona ali, na base do player do YouTube jogado num canto da tela. Contudo, as semelhanças acabam por aí.

O Whyd apresenta um design muito mais elegante e, ao invés de uma penca de playlists organizadas por gênero, oferece uma longa lista de gêneros musicais como Eletrônica, Hip Hop, Blues, Metal, etc. Ao se cadastrar no site, o usuário pode responder a um questionário para fornecer ao serviço meios de traçar seu gosto musical. Depois disso, o Whyd passa a oferecer sugestões de artistas e usuários com gostos semelhantes para você curtir os melhores hits.

O Whyd apresente um visual mais clean e, quando se registra, o usuário recebe sugestões de artistas e usuários com gostos semelhantes para seguir

O Whyd apresente um visual mais clean e, quando se registra, o usuário recebe sugestões de artistas e usuários com gostos semelhantes para seguir (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Também é possível controlar como o vídeo no canto da tela se comportará, sendo oferecida a opção de fazê-lo sumir dali para deixar a experiência o mais musical possível, ou então exibi-lo em tela cheia caso queira curtir o videoclipe na tela do computador.

Além do site na internet, o Whyd dispõe de um app para iOS que permite executar as músicas em segundo plano. Uma boa para quem gosta de sair por aí ouvindo música enquanto faz alguma outra tarefa.

Torch Browser

Essa é a opção para quem quer ter uma experiência completamente nova e imersiva. O Torch Browser é, na verdade, um navegador que conta com um serviço de streaming de música totalmente baseado no YouTube chamado Torch Music.

O visual é fortemente baseado no do app do Spotify para desktops e faz qualquer um que já tenha usado o serviço sueco se sentir em casa. Por baixo dessa roupagem, tudo funciona na base do YouTube. Os vídeos, inclusive, permanecem sendo exibidos numa pequena janela na porção direita do player, com opções de exibição em tela cheia e em alta resolução. Além disso, se a qualidade de imagem ou áudio de um deles não estiver boa, é possível sugerir a substituição por outro.

O Torch Music é o que mais se assemelha a serviços como Spotify e Rdio. O visual é fortemente baseado nesses serviços, fazendo qualquer um se sentir em casa. Apps para iOS e Android complementam a experiência

O Torch Music é o que mais se assemelha a serviços como Spotify e Rdio. O visual é fortemente baseado nesses serviços, fazendo qualquer um se sentir em casa. Apps para iOS e Android complementam a experiência (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Embora o Torch Browser ofereça a experiência completa do Torch Music, é possível desfrutar do serviço acessando seu site em qualquer navegador no seu computador. Para quem gosta de levar as coisas na palma da mão, o Torch Music também oferece aplicativos para dispositivos iOS e Android.

Qual alternativa mais lhe agradou? Conta para gente na caixa de comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.