Reclame Aqui: saiba mais sobre o site e aprenda a utilizá-lo

Por Ariane Velasco | 25 de Setembro de 2019 às 08h30
Reprodução

O Reclame Aqui, site lançado em fevereiro de 2001 por Maurício Vargas, é especializado em atendimento ao cliente, através do qual as empresas podem fazer seu cadastro a fim de atenderem melhor a sua clientela. O site permite aos consumidores enviarem suas reclamações diretamente para representantes das companhias que se responsabilizarão pelo caso e devem procurar resolvê-lo da melhor maneira possível.

Atualmente, o Reclame Aqui é considerado o maior site de atendimento ao cliente do Brasil e recebe, diariamente, cerca de 700 mil consultas de clientes que desejam pesquisar mais afundo a reputação da empresa com a qual estão negociando. Dessa maneira, o site tem ajudado cada vez mais clientes a garantirem a funcionalidade dos serviços prestados por milhares de empresas no país inteiro.


Relação do Reclame Aqui com os consumidores

O site realmente leva a sério a satisfação dos consumidores. Prova disso é que, em 2016, ele foi responsável por lançar um filme intitulado “o Jantar da Vingança”, no qual executivos de empresas com as piores reputações na plataforma foram convidados para um jantar. O que eles não sabiam, no entanto, era que a equipe do Reclame Aqui já tinha feito um acordo com os funcionários do restaurante para que eles entregassem o pior serviço possível, com pratos errados, demora e mau atendimento. Quando os executivos já estavam perdendo a paciência, foi-lhes revelado que tudo não passava de uma pegadinha com o intuito de fazê-los sentir exatamente como seus clientes. Não há necessidade de dizer que o filme foi um sucesso. Segundo o site Prop Mark, alguns meses após seu lançamento, ele já contava com cerca de 7,2 milhões de visualizações.


Como utilizar o Reclame Aqui 

Se você, uma vez convencido da utilidade do Reclame Aqui, deseja utilizar o site para fazer uma reclamação e ter o seu problema resolvido, basta criar uma conta nele. No entanto, vale ressaltar que o site não se responsabiliza diretamente pela falta de resposta da empresa, uma vez que é responsabilidade de cada marca resolver os contratempos apresentados por seus clientes.


Para criar uma conta no Reclame Aqui, primeiro acesse o site da plataforma e clique em “Entrar”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Em seguida, clique em “Cadastre-se aqui”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Você será direcionado para a tela inicial do cadastro no Reclame Aqui. Abaixo de “Sou consumidor”, clique em “Cadastrar”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Depois, você pode optar entre preencher os seus dados através de sua conta no Facebook ou digitá-los manualmente.

Captura de tela: Ariane Velasco

Pronto! Uma vez que seu cadastro no Reclame Aqui tenha sido feito, você pode começar a utilizar os serviços do site normalmente. Na tela inicial você pode acompanhar suas reclamações e possíveis mensagens que venha a trocar com contatos privados. Além disso, é possível mudar seu e-mail ou senha através do Controle de Segurança.

Captura de tela: Ariane Velasco

Você também pode acessar categorias como Compare, Rankings, Cadastre sua Compra, Dúvidas Frequentes, Institucional, Notícias e Serviços Públicos. Elas estão todas no menu superior da tela, conforme indicado abaixo.

Captura de tela: Ariane Velasco

Para pesquisar qualquer empresa no Reclame Aqui, basta digitar o nome no campo de pesquisas e clicar em “Reclamar”. Uma vez no perfil da empresa, você tem as opções de fazer uma reclamação ou falar com algum atendente através do chat online.

Captura de tela: Ariane Velasco

Fazer uma reclamação no Reclame Aqui através do WhatsApp

Também é possível usar o Reclame Aqui no WhatsApp. Para isso, você deve adicionar o número (11) 97062-2753 à sua lista de contatos.

Captura de tela: Ariane Velasco

Em seguida, pesquise pelo nome que salvou no WhatsApp. Abra a conversa e digite “quero reclamar” ou “quero fazer uma reclamação”. Automaticamente, o Reclame Aqui responderá e você deverá seguir os passos solicitados, que consistem em informar o nome da empresa e relatar a sua reclamação.

Captura de tela: Ariane Velasco

Uma vez que sua reclamação tiver sido concluída, o Reclame Aqui perguntará se pode publicá-la no site. Autorize através do número correspondente a opção.

Captura de tela: Ariane Velasco

Um link será enviado pelo Reclame Aqui para autenticar a sua queixa. Faça o login no site e tenha sua reclamação postada!

Captura de tela: Ariane Velasco

Reclame Aqui Notícias

Para ficar por dentro das novidades do site, acesse o Reclame Aqui Notícias, que fornece um bom conteúdo sobre proteção ao consumidor e sobre as principais marcas do Brasil. Você também pode comentar no site através de sua conta do Facebook.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.