Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Proton Mail oculta o seu e-mail em cadastros para evitar spam

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Março de 2024 às 16h05

Link copiado!

Reprodução/Proton
Reprodução/Proton

Serviço rival de Gmail e Outlook, o Proton Mail recebeu nesta terça-feira (5) a opção de segurança para ocultar o seu endereço de e-mail ao fazer cadastros na internet. A novidade está disponível no plano gratuito e ajuda a prevenir spam e outros incômodos, como vazamentos de dados. 

Escondendo o seu endereço de e-mail

A atualização segue Apple, Mozilla e DuckDuckGo, que oferecem soluções próprias para proteger o e-mail. Assim como os demais, a nova ferramenta da Proton cria um alias — ou seja, um endereço secundário — para ser usado no registro de redes sociais, newsletters, lojas virtuais e afins, sem revelar o original.

Continua após a publicidade

Ao “mascarar” a informação, a ferramenta permite a criação de um endereço para cada serviço ou grupo de plataformas (por exemplo, bancos, ferramentas de trabalho e redes sociais). Dessa forma, em caso de envio de spam, dá para cortar o mal “pela raiz” ao desativar o recebimento das mensagens indesejadas na caixa de entrada por esse canal.

Esse mecanismo também ajuda a identificar possíveis vendas ou compartilhamento de dados, caso crie um alias para um serviço específico e comece a receber spam de outra empresa pelo mesmo endereço, por exemplo. Ou até mesmo reduzir os impactos de vazamentos de dados, já que as contas utilizam e-mails diferentes no cadastro.

E-mails chegam na mesma caixa de entrada

Apesar de gerar um caminho diferente, com o domínio “@passmail.com”, as mensagens são enviadas para o mesmo local do seu e-mail principal. Ou seja, você não precisa acessar uma caixa de entrada para cada endereço gerado pela ferramenta de segurança — basta entrar na sua conta do Proton Mail normalmente e acessá-los logo na tela inicial.

Continua após a publicidade

Além disso, a ferramenta está disponível na conta gratuita do Proton Mail, mas limitada a apenas dez aliases. Para retirar o limite, é preciso assinar o pacote Unlimited.

Cabe ressaltar que o uso da ferramenta, apesar de recomendado, é opcional. Sendo assim, você pode criar contas com o seu endereço principal normalmente, sem precisar de um alias específico para cada cadastro.

Como ocultar o e-mail no Proton Mail

Descubra como criar um endereço secundário para ocultar o seu e-mail no Proton Mail: 

Continua após a publicidade
  1. Acesse o Proton Mail no computador;
  2. Clique no ícone de escudo na barra lateral;
  3. Aperte no botão “Criar um alias”;
  4. Digite o nome do seu alias;
  5. Escolha o e-mail de encaminhamento;
  6. Conclua em “Criar e copiar alias”.

Se você não usa Proton Mail mas é assinante do iCloud, veja como funciona a função Ocultar Meu E-mail do iPhone.