Publicidade

Por que o visual do emoji é diferente em cada celular ou PC?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Abril de 2023 às 13h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O mesmo emoji pode ter um visual diferente em cada dispositivo ou aplicativo que você usa. Como cada empresa desenvolve o próprio pacote de imagens, o resultado varia ao visualizá-los no celular ou no computador.

Esse assunto está relacionado ao padrão Unicode, consórcio que unifica todos os caracteres que podem ser enviados em qualquer dispositivo. Isso inclui letras, números, sinais de pontuação e, por fim, os caracteres reservados para os pictogramas.

O que é o padrão Unicode para emojis?

Continua após a publicidade

O padrão da Unicode converte cada caractere em uma sequência numérica única, disponível para leitura em qualquer aparelho ou linguagem de programação. Desde 1992, essas normas são adotadas internacionalmente para a representação de texto.

A partir de 2009, o consórcio também passou a desenvolver um conjunto para codificar os emojis, e os ícones foram oficialmente lançados em 2010 com o Unicode 6.0. Cada expressão ou símbolo é identificada como uma sequência numérica diferente e ocupa o espaço de um caractere na digitação.

Desde essa época, todos os emojis lançados passam pela aprovação da Unicode: anualmente, a organização anuncia novas versões do padrão com mais figurinhas disponíveis. Inclusive, se você quiser propor a criação de um emoji novo, precisa entrar em contato com ela.

Por que cada dispositivo tem um emoji diferente?

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Isso acontece porque cada empresa escolhe como desenhar o pacote de emojis. Ou seja: mesmo com um significado único para cada código, o resultado varia conforme a identidade visual dos aparelhos ou aplicativos.

Empresas como Apple, Microsoft, Google e WhatsApp desenvolveram as próprias versões de cada item representado nos códigos da Unicode. Isso permitiu que qualquer pessoa visualizasse o mesmo caractere, ainda que em formas diferentes.

Por exemplo: se o respectivo código da Unicode significa “rosto piscando”, todas as empresas necessariamente irão desenvolver uma imagem com essa descrição. No entanto, cada interface terá o próprio desenho e o resultado do Android será diferente do iOS, que é diferente do Windows, e por aí vai.

Continua após a publicidade

Alguns aplicativos, como o WhatsApp e o Facebook, também possuem as próprias variações de emojis. Nesses casos, você pode encontrar um visual no teclado (que mostra os emojis do Google no Android e da Apple no iOS) e outro na publicação.

Por que vejo um quadrado branco no lugar do emoji?

Quando o dispositivo ainda não recebeu uma atualização com o novo emoji, um quadrado branco é exibido na tela — isso é muito comum em navegadores. Normalmente, a Apple e o Google possuem os maiores acervos de pictogramas, mas o resultado pode demorar para chegar em outras interfaces.

Continua após a publicidade

Vale a pena lembrar que alguns aplicativos já disponibilizam emojis animados, como é o caso do Telegram, enquanto o Android permite criar figurinhas a partir da combinação de duas imagens diferentes.

Fonte: Emojitimeline, Unicode