Como criar o seu próprio emoji
Por Rodrigo Folter • Editado por Guadalupe Carniel |
Talvez já tenha surgido a dúvida: como criar seu próprio emoji? Usados diariamente, os emojis são parte importante das redes sociais e, se você tem uma ideia para novos emojis, pode submeter sua criação anualmente para o Unicode Consortium e quem sabe aparecer no celular de todo mundo.
O Unicode Consortium é um órgão sem fins lucrativos, responsável por processar, armazenar e disponibilizar todo tipo de linguagem para aparelhos modernos, isso inclui os emojis. Entre abril a julho de cada ano, o órgão abre inscrições para novos emojis e você pode conferir como enviar abaixo.
Como criar seu emoji
Verifique o banco de dados do Unicode Consortium
O primeiro passo para criação é verificar se ele não existe no banco de dados. Na versão 14.0, mais recente, estão registrados 1853 emojis, e você pode usar a plataforma para checar se sua ideia já não possui uma versão, mesmo que não apareça em seus aplicativos de mensagem.
Emojis recém-lançados, como o "melting face", possuem um asterisco ao lado para ajudar na verificação. A lista completa você pode conferir no Emoji Charts e é muito útil, pois, além dos aprovados, mostra os que não passaram e serve como base para iniciar o processo.
Enviando sua ideia
É necessário tomar alguns cuidados na hora de enviar sua ideia. Confira abaixo o que é necessário saber e fazer antes de submeter seu emoji personalizado, conforme o órgão: As inscrições são aceites ao enviar o pedido entre 4 de abril e 31 de julho, mas, além disso, é essencial ler o Guia para Submissão Unicode e os Princípios de Codificação.
Uma vez que tenha verificado todos os documentos e concorda, é hora de acessar o formulário, preencher as informações básicas e aguardar o retorno do órgão. Para que sua submissão seja aceita é necessário seguir a criação de um arquivo em PDF contendo as seguintes informações, em inglês.
Na primeira página:
- Title: Proposal for Emoji
- Submiter: nome de quem está enviando. Use ";" se forem múltiplos autores;
- Date: data de quando está enviando os arquivos;
- Identification: nome curto de identificação e palavras-chave para o emoji;
- Images: versão colorida e outra em preto e branco do emoji;
- Imagens do documento precisam estar em dois tamanhos: 18x18 e 72x72;
- Informar a categoria do emoji, por exemplo> animais ou fruta.
Na segunda página:
- Descrever a compatibilidade e o uso esperado;
- Descreva também se pode ser usado em sequência, se é possível fazer múltiplos usos (assuntos distintos);
- Identificar se é de uma nova categoria, sua distinção e se está completo;
- Explicar os motivos pelo qual o emoji não deve ser rejeitado conforme a Guia para Submissão do órgão.
Como base, a plataforma disponibiliza as propostas para todos. Acesse a tabela de propostas e acesse qualquer uma para enviar corretamente o arquivo. Por último, a imagem com sua arte precisa estar presente no arquivo em PDF, mas também é necessário enviá-la separada, em um arquivo ZIP, no formato PNG.
É assim que você pode criar e enviar seu emoji para ser usado em redes sociais e outros aplicativos.