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Pesquisa do Google vai ajudar a identificar imagem gerada por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2023 às 09h32

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Divulgação/Google
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O Google lançou três novidades para evitar desinformação e sites suspeitos na pesquisa da plataforma. Duas delas focam na verificação de imagens geradas por inteligência artificial, enquanto outra ferramenta usa IA para trazer mais contexto sobre sites desconhecidos.

Com IAs generativas criando elementos cada vez mais realistas, o processo para diferenciar o que é real ou não por conta própria pode ficar mais difícil, o que reforça a necessidade de tais recursos. Em nota, a empresa ressaltou uma pesquisa da iniciativa MediaWise na qual 70% dos entrevistados afirmaram que não conseguem definir com clareza quando imagens online são autênticas e confiáveis.

3 novidades da pesquisa do Google para identificar conteúdos falsos

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Veja os recursos anunciados pela Gigante de Mountain View:

3. Histórico detalhado de uma imagem

O Google enfim disponibilizou a ferramenta “About this image” (“Sobre esta imagem”, em tradução livre), com um relatório detalhado sobre o uso de uma foto na internet. É possível descobrir se o arquivo já apareceu na pesquisa anteriormente, ver como outros sites descrevem o conteúdo e acessar os metadados — espaço com informações para verificar se foi criada por inteligência artificial ou editada anteriormente.

No caso do uso de IA, o buscador afirma que todas as imagens geradas em ferramentas do Google já recebem uma marca d’água invisível, adicionada aos metadados do arquivo. A função foi liberada apenas na versão em inglês.

2. Suporte a fotos no Fact Check Explorer

O Fact Check Explorer é uma plataforma do Google que permite descobrir rapidamente se um conteúdo já foi checado por alguma agência ao redor do mundo. Agora, a Gigante de Mountain View também adicionou o suporte a imagens na ferramenta: basta enviar o link da foto e conferir se o material já apareceu em outra ocasião.

Os resultados mostram quando e em qual cidade o arquivo já foi usado, com acesso à fonte original da checagem de fatos. A ferramenta estava em Beta global e também foi liberada para o API do FactCheck Claim Search, o que permite integrá-la em outras plataformas.

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1. IA para descrever páginas

Também chamado de SGE, o Search Generative Experience (“Experiência de Pesquisa Generativa”, em tradução livre) é uma alternativa para saber mais sobre um site desconhecido. O recurso usa IA generativa para criar o resumo de uma página com base nas informações de outras fontes consideradas de alta qualidade.

O SGE aparece na seção “Mais sobre esta página” quando não existem registros do Google Knowledge Graph ou da Wikipedia sobre a URL. A princípio, a novidade está disponível somente de forma experimental no Search Labs.

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Google de olho no uso de IA

Não é a primeira vez que a empresa reforça as medidas para identificar o uso de conteúdo gerado por inteligência artificial. De olho nas eleições presidenciais dos EUA, previstas para novembro de 2024, o buscador também prepara regras para avisar sobre vídeos e fotos de IA nas propagandas políticas.