Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Papa Francisco deve se reunir nesta sexta (15) com Eric Schmidt, CEO da Alphabet

Por| 14 de Janeiro de 2016 às 09h39

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Alphabet

Duas autoridades dos universos tecnológico e religioso podem se encontrar em breve. De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, o Papa Francisco vai se reunir nesta sexta-feira (15) com Eric Schmidt, antigo CEO do Google e atual presidente da Alphabet, a holding que controla a gigante das buscas.

O encontro deve durar cerca de 15 minutos e vai acontecer no Vaticano, em Roma. Segundo a publicação, os dois teriam agendado uma reunião para discutir o impacto da internet - e do Google, particularmente - na vida das pessoas em todo o mundo. Também participará do encontro o diretor do Google Ideas e ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Jared Cohen, que coescreveu junto com Schmidt um livro sobre a nova era digital, em 2013.

Francisco, atualmente com 79 anos, já manifestou sua opinião sobre a web em algumas aparições. Para o líder da Igreja Católica, a internet é uma "bênção de Deus" porque tem a capacidade de oferecer "imensas possibilidades de encontro e de solidariedade" entre seus usuários. "No mundo em que vivemos, a mídia pode nos ajudar a sentir mais perto um do outro, criando um senso de união da família humana, que por sua vez pode inspirar a solidariedade e grandes esforços para assegurar uma vida mais digna para todos", comentou em uma de suas declarações.

Outra característica é que o Papa Francisco é bastante participativo nas redes sociais. Sua conta no Twitter, a @pontifex, manda regularmente mensagens para mais de 8,4 milhões de seguidores - embora o perfil tenha sido inaugurado com Bento XVI, que renunciou ao cargo de Papa. Francisco também comanda dois Hangouts, transmitidos ao vivo do Vaticano.

Continua após a publicidade

Contudo, Francisco não se encontrou com muitos bilionários americanos ligados à tecnologia, principalmente porque o representante da Igreja critica fortemente o capitalismo e a desigualdade. "A nível global, vemos uma diferença escandalosa entre a opulência dos ricos e a miséria absoluta dos pobres. Não devemos ignorar o fato de que aqueles que por qualquer razão não têm acesso a meios de comunicação social correm o risco de ficar para trás", disse em seu discurso sobre a tecnologia.

Por esse motivo, o encontro de Francisco com Eric Schmidt, que detém uma fortuna avaliada em US$ 10,6 bilhões e controla a Alphabet (estimada em US$ 500 bilhões), pode render uma discussão interessante entre as duas personalidades. É provável que os dois discutam formas de ampliar o acesso da população à internet, além de causas filantrópicas das quais Schmidt está intimamente ligado.

Fonte: The Guardian