O que acontece na internet em apenas 5 segundos?

O que acontece na internet em apenas 5 segundos?

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Agosto de 2021 às 17h05
Rob Hampson/Unsplash

Cinco segundos pode ser nada na vida da maioria das pessoas, e só de pensar o que você faria neste curto espaço de tempo é provável que ele já tenha transcorrido. Mas, quando se trata de internet, esse interim pode ser uma eternidade. Você tem alguma ideia do que acontece na web nesta fração temporal?

Na rede, esse piscar de olhos pode ser o diferencial entre o sucesso de uma plataforma ou o seu fracasso, a postagem de um comentário e a sua viralização, o vazamento de dados ou o seu bloqueio. O serviço Influencer Marketing Hub foi além da mera especulação e trouxe dados compilados com base nas métricas divulgadas pelas plataformas do que ocorre neste tempo.

A hegemonia dos mais fortes é revelada pelos dados (Imagem: Reprodução/Influencer Marketing Hub)

As maiores redes sociais do mundo têm números impressionantes. O YouTube, por exemplo, consegue acumular mais de 540 mil visualizações de vídeos em apenas cinco segundos. Já o mecanismo de buscas do Google prova porque é o líder no segmento há mais de 20 anos: são mais de meio milhão de pesquisas nesta fração temporal.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Facebook, que muita gente considera morto, mostra que está mais vivo do que nunca ao obter expressivos 360 mil posts neste pequeno espaço de tempo. Até mesmo o Tumblr, que nunca chegou a ser muito popular no Brasil, tem uma média de posts que supera 10 mil.

Os mais "novatos" também tem números impressionantes (Imagem: Reprodução/Influencer Marketing Hub)

Ao descer um degrau para os sites e serviços mais novos, também dá para ter uma ideia de como os cinco segundos impactam nos acontecimentos. O Snapchat, um dos precursores dos vídeos curtos, conta com quase 40 mil visualizações de stories. O popular mensageiro WhatsApp tem mais de 2 milhões de mensagens enviadas nestes cinco segundos, o que mostra como ele é usado mundo a fora.

Até mesmo a Netflix apresenta dados bem relevantes — quase mil horas de vídeos assistidos nesse período, em média, em todo o planeta. Mas como podemos falar em horas se o tempo é de cinco segundos? É porque o somatório dos "cinco segundos" de todas as pessoas que estão ligadas no serviço de streaming naquele momento dão o resultado mostrado.

Até os e-mails, considerada uma forma mais ultrapassada de comunicação digital, ainda tem dados muito relevantes (Imagem: Reprodução/Influencer Marketing Hub)

A imagem acima revela o quanto os telefones inteligentes revolucionaram o ambiente digital. No caso do Android, cuja base de usuários é bem maior do que o iOS, acumulam-se mais de 8 mil downloads na loja de apps em apenas cinco segundos, contra a metade dessa quantia no sistema da Apple.

De forma similar à Netflix, o Spotify também mostra a força do streaming musical e acumula quase 5 mil horas de reprodução na plataforma. As paqueras no Tinder estão mais em alta do que nunca, impulsionadas pela pandemia da COVID-19 e o isolamento social: o site de relacionamentos gera quase 250 mil "arrastadas" no tempo analisado (quantos deles será que resultam em match?).

No mundo atual, é difícil falar de dados modestos quando o assunto é a internet: tudo é imenso, rápido e mutável a cada segundo. Essas informações levantam questionamentos sobre como será o futuro da computação online. Será que algum dia haverá um pico, no qual o processamento será inviável por causa do imenso volume? O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.