Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são os domínios de internet mais antigos do mundo e do Brasil?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Abril de 2021 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Ikaika/Freepik
Reprodução/Ikaika/Freepik

Os sites foram uma das primeiras criações originadas do uso da internet. A teia mundial de computadores foi pensada para possibilitar a troca direta de informações entre pessoas fisicamente distantes, mas isso se perdia com o tempo. Foi quando alguém teve a ideia de documentar tudo, como se fosse as páginas de um livro, e disponibilizar na rede para que várias pessoas pudessem ver simultaneamente.

Nascia assim a ideia que deu origem aos primeiros websites, que, naquela época, não passavam de meros aglomerados de texto, sem hiperlinks, diagramação ou imagens. Só que para tornar essas páginas acessíveis de qualquer lugar, era preciso colocá-las em algum “endereço virtual”.

Continua após a publicidade

No começo, isso era feito com base no IP, o que obrigava o interessado a digitar uma sequência de números sem qualquer lógica para acessar. Com o tempo e o aumento na quantidade de páginas, o pessoal da tecnologia começou a perceber que essas numerações seriam muito difíceis de memorizar e pouco práticas no dia a dia.

Em vez das complicadas sequências numéricas, começou-se a usar nomes. Foi assim que surgiu o primeiro domínio da internet. Você já parou para pensar em quantos deles existem atualmente? Qual seria o domínio mais antigo do mundo? Qual o site mais antigo do Brasil?

O Canaltech preparou este especial para responder a essas e outras dúvidas sobre os domínios mais antigos da internet.

Qual o domínio mais antigo do mundo?

Continua após a publicidade

Segundo dados da Website Hosting Ratin, estima-se que exista 1,83 bilhão de websites no mundo para um total de 4,78 bilhões de usuários. Isso dá uma média de quase quatro sites para cada dez habitantes, um número realmente impressionante.

Na década de 1970 e meados de 80, a internet era algo restrito aos militares das forças armadas dos EUA. Por isso, os primeiros sites que nasceram foram vinculados a órgãos de defesa norte-americanos.

Tudo começou com o site da Advanced Research Projects Agency (ARPA), a agência norte-americana de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No dia 1 de janeiro de 1985, a página da ARPA foi ao ar usando os domínios .net, .org, .edu, .gov, .mil, .arpa. Exceto pelo último, todos viraram extensões usadas até hoje para designar sites específicos da web. Depois, acabou virando apenas arpa.mil e, a seguir, ganhou uma letra “d” no início, se tornando darpa.mil.

Continua após a publicidade

Mas juntamente com o site da ARPA, outra página também viu a luz do mundo pela primeira vez: nordu.net. A NORDUnet foi uma instituição criada a partir da colaboração internacional entre as redes nacionais de pesquisa e educação nos países nórdicos. Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia uniram forças para trocar conhecimentos acadêmicos e assim conseguirem evoluir nas pesquisas da internet.

Embora tenha passado por diversas atualizações, o domínio original nordu.net continua ativo até os dias atuais, o que pode ajudar a classificá-lo como o mais antigo do mundo fora da esfera militar.

Domínios comerciais mais antigos da internet

Continua após a publicidade

Com a expansão da internet no serviço de defesa, começou a surgir a demanda de empresas privadas pelo uso da tecnologia. No âmbito acadêmico, embora ainda não houvesse domínios registrados, já existia o sufixo .edu, mas ninguém tinha pensado na aplicação comercial da rede de computadores. Foi aí que surgiu a necessidade de identificar os sites mercadológicos e convencionou-se o uso do .com.

Mesmo antes de a internet ser aberta como é hoje, uma empresa de tecnologia já estava sedenta por adentrar neste mundo desconhecido. A Symbolics Computer Corporation, com sede em Massachusetts, nos Estados Unidos, entrou para a história ao ter o primeiro endereço comercial do mundo: symbolics.com, cadastrado em 15 de março de 1985.

Vale ressaltar que não pouquíssimas as imagens de sites, já que naquela época não existia print screen nem outras funcionalidades como as atuais. As fotos listadas a seguir foram retiradas do portal Internet Archive Wayback Machine, que registra capturas de tela de páginas a partir de 1996.

Continua após a publicidade

Confira, a seguir, mais detalhes sobre os 10 domínios comerciais mais antigos do mundo:

1. symbolics.com

Data de registro: 15 de março de 1985
Continua no ar: sim, porém com outro foco

Continua após a publicidade

Symbolics.com não pertence mais à empresa que o registrou, que era fabricante de estações de trabalho. Após a falência da empresa, em 1996, o domínio ficou inativo por muitos anos, até que um investidor resolveu comprá-lo dos antigos donos em 2009.

Hoje a página está ativa e serve como uma espécie de homenagem aos primórdios da internet. Lá se encontra dados curiosos, informações sobre os visitantes (a página recebe muitos acessos devido a sua importância histórica), detalhes sobre a antiga Symbolics e, claro, bastante destaque para o comprador do endereço.

2. bbn.com

Data de registro: 24 de abril de 1985
Continua no ar: sim, porém dentro de outro site

Continua após a publicidade

A BBN Technologies é conhecida por ter dado contribuições significativas para a Internet em seus primórdios. Ray Tomlinson, um engenheiro da Raytheon BBN Technologies, é conhecido por ter sido o inventor do e-mail em 1971.

O bbn.com é o segundo domínio comercial mais antigo da Internet e, ao contrário do primeiro site da lista, ainda é operado pela sua dona original. Atualmente, a companhia de alta tecnologia desenvolve serviços de pesquisa e desenvolvimento para os militares dos EUA.

Embora o site tenha alterado seu nome de domínio após se tornar uma subsidiária integral da Raytheon em 2009, bbn.com ainda está registrado e irá redirecioná-lo para o site atualizado da empresa.

Continua após a publicidade

3. think.com

Data de registro: 24 de maio de 1985
Continua no ar: não

A think.com foi o terceiro domínio comercial a ser registrado e pertencia à corporação Thinking Machines, um fabricante de supercomputadores com sede em Massachusetts. A empresa foi bem-sucedida devido aos seus contratos com a DARPA, mas entrou em falência em 1994.

Continua após a publicidade

Embora não esteja mais ativo, não parece que o domínio foi vendido, pois o acesso apresenta o Erro 408, quando é impossível carregar a página no tempo limite. O endereço virtual não está disponível para registro nem para leilão.

4. mcc.com

Data de registro: 11 de julho de 1985
Continua no ar: não

Continua após a publicidade

A mcc.com foi o quarto nome de domínio comercial a ser registrado e serviu como página inicial da Microelectronics and Computer Technology Corporation (MCC). A companhia foi um grande consórcio de pesquisa e desenvolvimento de computadores nos Estados Unidos, mas fechou as portas no início de 2000.

O site não está mais ativo há muitos anos e o domínio pode ser comprado por aproximadamente US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,7 milhões).

5. dec.com

Data de registro: 30 de setembro de 1985
Continua no ar: sim, mas com outro enfoque

A Digital Equipment Corporation foi uma companhia pioneira na indústria de computadores. Seus produtos eram os mais populares minicomputadores (para os padrões da época) nas comunidades científica e de engenharia nos anos 70 e 80. A DIGITAL, como era conhecida, chegou a ter quase 100 mil funcionários e foi comprada pela Compaq em 1998, que por sua vez se fundiu com a Hewlett-Packard.

O dec.com ainda está ativo, mas foi comprado por um pesquisador que trabalha com criptografia e segurança de dados. Desde então, o domínio passou a redirecionar para um site pessoal dele.


6. northrop.com

Data de registro: 7 de novembro de 1985
Continua no ar: não

A northrop.com é o sexto domínio comercial da lista e foi propriedade da empresa de mesmo nome, uma das principais fabricantes de aeronaves dos Estados Unidos. Seu projeto mais conhecido foi o avião B-2 Spirit, conhecido como Stealth Bomber, um caça que passa despercebido por radares. Em 1994, a Northrop se fundiu com a Grumman para se tornar uma das líderes do segmento no mundo.

O domínio direciona para uma página informando que o servidor não pode ser encontrado, mas o nome de domínio não está à venda. No entanto, Northrop Grumman migrou para um novo nome: northropgrumman.com.

7. xerox.com

Data de registro: 9 de janeiro de 1986
Continua no ar: sim

A Xerox Corporation é a dona do domínio comercial que ocupa a sétima posição neste ranking. É uma das companhias mais antigas do mundo ainda em atividade (fundada em 1906), sendo conhecida pelas máquinas de fotocópia e periféricos de computador. Quem nunca fez um “xerox” de um documento, não é?

O xerox.com permanece ativo e com um site moderno, atualizado de tempos em tempos pela empresa conforme os conceitos tecnológicos da época.

8. sri.com

Data de registro: 17 de janeiro de 1986
Continua no ar: sim

A sri.com é o oitavo domínio comercial registrado na história e ainda possui um site ativo operado pela SRI International. Trata-se de um instituto de pesquisa americano sem fins lucrativos fundado em 1946 por um conselho de curadores da Universidade de Stanford, que acabou crescendo e ganhando “vida própria” em 1970.

Hoje, a SRI desenvolve pesquisas em áreas como ciências biomédicas, química e materiais, computação, sistemas terrestres e espaciais e muitas outras. O dominío continua no ar, atualizado e plenamente funcional.

9. hp.com

Data de registro: 3 de março de 1986
Continua no ar: sim

A Hewlett-Packard Company (conhecida como HP) provavelmente é a empresa mais conhecida desta lista. É uma empresa gigante voltada para a fabricação de produtos tecnológicos como laptops, impressoras, scanners, tablets, computadores de mesa e calculadoras. Na época em que o site foi registrado, na década de1980, a HP produzia principalmente impressoras jato de tinta.

O domínio hp.com é o nono colocado na lista de mais antigos e ainda permite que o usuário obtenha informações sobre a companhia ou compre produtos online.

10. bellcore.com

Data de registro: 5 de março de 1986
Continua no ar: Não

O domínio bellcore.com foi o décimo a ser registrado e foi a página inicial da Bell Communications Research, hoje conhecida como Telcordia Technologies Inc.. A companhia se mantém no ramo da pesquisa e desenvolvimento de telecomunicações desde sua criação e posterior separação da AT&T no início dos anos 80.

O nome de domínio está inativo desde 2015, mas também não está à venda. Ao acessar o endereço hoje, o usuário recebe uma mensagem dizendo não ser possível encontrar a página.

Os domínios mais antigos no Brasil

E no Brasil, quais seriam os endereços mais antigos? Enquanto nos EUA, os primeiros domínios comerciais começaram a ser registrados na década de 1980, por aqui eles levaram mais de uma década para surgir. No começo dos anos de 1990, apesar de a internet já ter avançado em parte do mundo, ela praticamente inexistia para os brasileiros. Não havia, portanto, interesse das empresas nacionais investir para criar e manter um site virtual.

Naquela época, como era tudo feito à mão, um domínio poderia levar até 7 dias para ser registrado. Quando o Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI) adotou um sistema eletrônico em substituição aos requerimentos em papel, todos os domínios registrados passaram automaticamente a ter a data de 1º de janeiro de 1996. Portanto, o Brasil não tem uma lista cronológica de domínios antigos, o que levou o CGI a agrupá-los por setor da indústria.

Segundo o Comitê, o primeiro domínio comercial registrado no País foi da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 17 de agosto de 1995. Antes disso, apenas universidades e órgãos governamentais registravam domínios de internet.

A Cisco talvez tenha sido uma das primeiras empresas privadas a registrar um domínio no país. Isso faz todo sentido, já que a companhia forneceu uma parte considerável da infraestrutura da rede internet brasileira. Somente a partir da segunda metade de 1995, bancos, entidades financeiras e órgãos de imprensa começaram a registrar suas marcas na internet.

Domínio .br chegou antes da internet ao país

O diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko, lembra que a Internet ainda não existia no Brasil, mas que o domínio .br era utilizado para identificar máquinas nas redes que já operavam no ambiente acadêmico, como Bitnet e HEPNet. A primeira transmissão via internet, com a transmissão de pacotes TCP/IP, só ocorreu por aqui em 1991.

Veja capturas de tela dos primeiros sites da internet brasileira:

No mesmo ano, surgiram os primeiros subdomínios no país: governos (gov.br), empresas (com.br), organizações sem fins lucrativos (org.br) e forças armadas (mil.br). Hoje, já são mais de 120 as opções, incluindo app.br (Aplicativos), eco.br (Atividades Ambientais), tec.br (Empresas de tecnologia), adv.br (Advogados), jor.br (Jornalistas) e dezenas de outras opções para pessoas físicas e jurídicas.

Confira a listagem de alguns dos domínios mais antigos do Brasil:

SetorDomínioRegistrado para
Comunicaçãoabril.com.brGrupo Abril
Comunicaçãofolha.com.brFolha de S.Paulo
Comunicaçãooglobo.com.brJornal O Globo
Comunicaçãosbt.com.brSistema Brasileiro de Televisão
Comunicaçãojc.com.brJornal do Commércio
Finançasbamerindus.com.brBanco Bamerindus
Finançasbanco1.com.brBanco 1
Finançasbanespa.com.brBanco do Estado de São Paulo
Finançasbanrisul.com.brBanrisul
Finançasbradesco.com.brBanco Bradesco

Faculdades/Governo
bndes.gov.brBanco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social

Faculdades/Governo
capes.gov.brCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Faculdades/Governo
ipt.brInstituto de Pesquisas Tecnológicas

Faculdades/Governo
mec.gov.brMinistério da Educação

Faculdades/Governo
usp.brUniversidade de São Paulo
Geraisbol.com.brBrasil Online
Geraischevrolet.com.brChevrolet Brasil
Geraisibm.com.brIBM Brasil
Geraisphilco.com.brPhilco-Hitachi Brasil
Geraistectoy.com.brTectoy


Daquela época até os dias atuais, o cenário digital brasileiro deu um salto gigantesco: hoje, são mais de 4,6 milhões de domínios registrados — em 2009, por exemplo, eram “apenas” 1,5 milhão. Esse impulso se deve à popularização da internet móvel com a chegada do 4G.

O Brasil é um dos países com valores mais baixos para aquisição de um domínio no mundo, os quais se mantêm sem alteração há muito tempo. Por isso, a expectativa é que a quantidade de registros por aqui cresça ainda mais nos próximos anos. O lançamento do 5G, a redução no preço dos planos de telefonia e a acessibilidade a aparelhos com suporte a tecnologias mais modernas podem fazer com que novos sites surjam em uma velocidade ainda maior.

Quando você fez seu primeiro acesso à internet? Consegue se recordar de qual foi o site que visitou? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Fonte: Wikipedia, NIC.br