Publicidade

O Orkut vai voltar? Entenda os planos para o retorno do queridinho dos anos 2000

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

Num momento de nostalgia dos anos 2000 como a câmera Cybershot e o celular Blackberry, faz sentido que muitas pessoas queiram a volta do Orkut, rede social queridinha da época. A boa notícia é que o criador da rede já confirmou planos para trazê-la de volta, mas ainda não dá para saber quando ou como isso vai acontecer

O fundador da plataforma, Orkut Büyükkökten, anunciou que trabalhava em uma nova rede social ainda em 2022, mas nada saiu do papel até então. Em conversa com o Canaltech em agosto do ano passado, durante o evento Rio Innovation Week, ele novamente reforçou o objetivo de lançar uma plataforma, mas ainda sem nome ou data de estreia.

A seguir, o CT traz o panorama atual do “novo Orkut” com base nas últimas informações:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • O Orkut vai voltar?
  • O que é oficial até agora?
  • Já tem data de lançamento?
  • Por que o Orkut acabou?

O Orkut vai voltar?

Existem planos, mas ainda não há nada confirmado. Orkut Büyükkökten confirmou a intenção de trazer uma nova rede social em 2022, muito provavelmente inspirada no Orkut, mas sequer há um nome para a nova plataforma. 

O criador da rede social dos “scraps” e das comunidades costuma aparecer no Brasil para palestras e às vezes aborda o tema. Uma das aparições mais recentes foi durante o evento South Summit 2025, em Porto Alegre (RS), em abril deste ano.

Segundo o jornal Correio do Povo, Büyükkökten refletiu sobre como as redes sociais estariam “quebradas” e sobre formas de fazer novas conexões, mas não mencionou a chegada de uma nova ferramenta

A reportagem entrou em contato com a assessoria do empresário, que confirmou os planos, mas não tem outras novidades para anunciar no momento.

O que é oficial até agora?

Pouca coisa. Desde 2022, o domínio orkut.com mostra um recado assinado pelo dono da rede social que diz que está “construindo algo novo” e retorna com novidades em breve. No entanto, pouca coisa mudou de lá para cá.

Continua após a publicidade

No papo com o CT, o criador do Orkut mencionou um “progresso incrível” no desenvolvimento e reforçou o objetivo de trazer a comunidade, a felicidade e a autenticidade de volta

Ainda não há um site ou material oficial para atualizar sobre o progresso.

Já tem data de lançamento?

Continua após a publicidade

Não. A promessa da nova rede existe desde 2022, mas a plataforma ainda não tem nome ou data para sair.

Por que o Orkut acabou?

O Orkut foi a rede social de maior sucesso no Brasil durante a década de 2000 e serviu como o primeiro contato com plataformas do tipo para muitas pessoas por aqui.

As interações eram feitas, na maior parte dos casos, a partir de comunidades temáticas e bem segmentadas, variando entre a torcida de um time de futebol até “Eu odeio acordar cedo”.

Continua após a publicidade

Além disso, era possível avaliar o perfil de outras pessoas, enviar depoimentos e até jogar alguns games por lá. A rede perdeu força na virada para a década de 2010 com a ascensão do Facebook e o Google decidiu desativá-la completamente em 2014.

Leia também:

VÍDEO: no YouTube, o Canaltech reflete sobre a nostalgia e o preço de celulares, videogames e a tecnologia em geral

Continua após a publicidade