Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como era a vida antes do Google?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2023 às 12h15

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google faz parte do dia a dia das pessoas há tanto tempo que pode ser difícil lembrar como era a vida antes dele. O buscador mais usado do planeta mudou completamente a maneira como as pessoas acessam informações e como as empresas fazem negócios online e offline.

Como o Google superou os rivais

Após o surgimento do Google com seu buscador, em 1997, tornou-se progressivamente mais fácil obter informações na internet. O motor de busca, disposto em uma interface simples e intuitiva, contava com a tecnologia PageRank, que identificava os links mais relevantes para as pessoas como resultado de uma pesquisa.

Continua após a publicidade

Isso possibilitou ter resultados muito melhores em comparação aos seus concorrentes, como o Yahoo! e o Cadê?, cuja tecnologia de busca ainda era bastante limitada e não apresentava os resultados atualizados com tanta eficácia.

O Google também revolucionou a forma de ganhar dinheiro na internet. Em vez de gerar links aleatórios de publicidade, comum em outros buscadores, ela separou os resultados orgânicos dos anúncios e, posteriormente, disponibilizou o Google Ads para mostrar links conforme o valor pago pelo anunciante. Isso permitiu às empresas lucrarem com seus negócios pela internet.

Com o tempo, a empresa desenvolveu o seu próprio ecossistema de ferramentas que auxiliam tarefas no dia a dia, como o Gmail (serviço de e-mail), o Google Tradutor (tradutor instantâneo de texto) e a suíte de aplicativos Documentos, Planilhas e Apresentações.

Como era a vida antes do Google

Continua após a publicidade

1. Pesquisas antes do Google existir

Buscar informações antes do Google poderia envolver uma série de atividades que exigiam muito esforço e tempo, como buscar por fontes em enciclopédias, jornais e revistas. Em muitos casos, as pessoas obrigatoriamente tinham de se deslocar para outros locais, como bibliotecas, bancas de revistas, livrarias e fontes de jornais, a fim de obter entendimento sobre um assunto.

2. Buscadores concorrentes limitados

Continua após a publicidade

Outros mecanismos de busca que surgiram no início da popularização da internet, como Yahoo! e Cadê?, tinham uma forma limitada de indexar páginas — funcionavam apenas como um diretório de sites que tinham de ser catalogados manualmente.

Além disso, não havia ferramentas de ecossistema integrado como o Google e outras empresas oferecem aos usuários atualmente.

3. Mapa impresso no lugar do Google Maps

Continua após a publicidade

O Google Maps e outros aplicativos de navegação tornaram o deslocamento para outros lugares muito mais fácil. Antes, era comum perguntar às pessoas na rua sobre referências de um caminho ou, até mesmo, utilizar mapas impressos em listas enormes para viajar ou se movimentar na própria cidade.

Mais recentemente, também era comum utilizar aparelhos GPS dedicado nos veículos para facilitar a busca por rotas. Ele apontava o caminho com a ajuda de satélites, porém com atrasos e bastante imprecisão.

4. Agenda física e Páginas Amarelas

Continua após a publicidade

Salvar e consultar contatos é bastante simples hoje em dia: basta tirar o celular do bolso e consultar pelo "Contatos" do Google. Antigamente, a única forma de salvar contatos era anotando em um papel ou, de forma mais organizada, em uma agenda.

E antes da facilidade proporcionada pelo Google My Business, era comum consultar as famosas "Páginas Amarelas" quando se queria descobrir o telefone de um consultório médico ou de uma pizzaria, por exemplo. Essas listas telefônicas imensas guardavam informações e telefones de várias pessoas e empresas e era como as pessoas normalmente buscavam contatos.

5. Compras apenas em lojas físicas

Continua após a publicidade

É possível que você esteja acostumado a comprar coisas na internet de qualquer lugar do mundo com poucos cliques, mas nem sempre foi assim. Antes do Google, não havia uma forma estabelecida de fazer negócios pela internet e a grande maioria das pessoas podiam recorrer apenas a estabelecimentos comerciais nas cidades.

Embora o comércio físico ainda exista, atualmente, o Google pode ajudar a encontrar os horários de funcionamento desses lugares, bem como as fotos e a disponibilidade de produtos, além de outras informações relevantes antes de sair de casa ou quando você já está na rua, usando o celular.

6. Marketing online sem propósito

Continua após a publicidade

Fazer marketing nos primórdios da internet era confuso e pouco rentável. Os buscadores e sites da época apenas exibiam banners e pop-ups invasivos de forma aleatória, que pouco — ou nada — tinham a ver com as preferências e desejos das pessoas.

A partir do Google e do lançamento das ferramentas de publicidade dedicadas, como o Google Ads, as empresas passaram a divulgar produtos e serviços ao seu público alvo e tornar o processo mais rentável.

Se você se interessou pelo tema, conheça mais sobre a história dos buscadores e como o Google alcançou o topo e se tornou a principal referência da internet quando se fala em buscas.