Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone é um dos termos mais lucrativos para o Google na Busca

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Novembro de 2023 às 10h28

Link copiado!

Arkan Perdana/Unsplash
Arkan Perdana/Unsplash
Tudo sobre Google

Um dos documentos apresentados no julgamento do caso EUA vs Google, no qual a Big Tech é acusada de monopólio e abuso de poder, revela os termos pesquisados na Busca que mais geraram receita para a companhia. A lista referente à semana de setembro de 2018 mostra que modelos de “iPhone” são os mais lucrativos em ganhos com publicidade pelo buscador.

Os termos apresentados na lista foram classificados de acordo com a receita gerada pela página de busca através de anúncios. Por esse motivo, há uma predominância de produtos e serviços em vez de pesquisas factuais ou noticiosas — que poderiam ter um volume maior de consulta, mas carregam menos publicidade nos resultados.

iPhone lidera receita na Busca do Google

Continua após a publicidade

A lista de setembro de 2018 é liderada pelos modelos iPhone 8 e iPhone 8 Plus, lançados em 2017, enquanto a busca genérica por iPhone aparece na 11ª posição. Confira a relação dos 20 termos mais lucrativos para o Google no período:

  1. iPhone 8
  2. iPhone 8 Plus
  3. Seguro automóvel (auto insurance)
  4. Seguro de carro (car insurance)
  5. Voos baratos (cheap flights)
  6. Cotações de seguro de carro (car insurance quotes)
  7. Direct TV
  8. Faculdades on-line (online colleges)
  9. AT&T
  10. Hulu
  11. iPhone
  12. Uber
  13. Spectrum
  14. Comcast
  15. Xfinity
  16. Cotações de seguro (insurance quotes)
  17. Análise de crédito gratuita (free credit report)
  18. Seguro de carro barato (cheap car insurance)
  19. AARP
  20. LifeLock

Apesar de a relação ser de 2018, é possível considerar que os modelos mais recentes de celulares da Apple continuam a gerar muito dinheiro para o Google. As informações sobre valores da receita com publicidade na Busca não foram reveladas.

As páginas de resultados de produtos como as do iPhone são bastante visadas por varejistas e operadoras para a apresentação de anúncios e atrair consumidores. Não à toa, o interesse dos anunciantes aumenta o lucro do Google com esses termos.

EUA vs Google

A lista dos termos de busca mais lucrativos para o Google foi divulgada junto ao julgamento do caso EUA vs Google. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusa a Big Tech de práticas anticompetitivas para manter a sua posição dominante no mercado — o que inclui acordos com pagamento para fabricantes de aparelhos e navegadores utilizarem o seu mecanismo de busca como padrão.

O processo pode determinar medidas para restaurar as condições de livre concorrência e ter um forte impacto no modelo de negócio da companhia. Em sua defesa, a empresa diz que conquistou essa posição “com base na qualidade do serviço e nas preferências dos consumidores”. O caso segue em julgamento durante o mês de novembro.