Publicidade

Google muda estratégia e terá controle dos cookies de terceiros no Chrome

Por  | 

Compartilhe:
Thinkstock/deanrobot
Thinkstock/deanrobot
Tudo sobre Google

O Google anunciou uma mudança significativa em sua abordagem em relação aos cookies de terceiros no navegador Chrome. Em vez de eliminar completamente esses cookies, a empresa permitirá que os usuários escolham se desejam permitir ou não o uso de seus dados. Essa decisão surge após feedbacks e críticas recebidos durante a fase de testes do projeto Privacy Sandbox.

Cookies de terceiros e Privacy Sandbox

Os cookies de terceiros são arquivos de dados que os sites utilizam para rastrear a atividade online dos usuários. Diferente dos cookies primários, que são definidos pelo site que o usuário está visitando, os cookies de terceiros são definidos por domínios diferentes do site principal e são usados principalmente para publicidade.

Com o objetivo de evitar a coleta de dados pessoais no ambiente online, o Google criou o projeto Privacy Sandbox como uma alternativa aos cookies de terceiros. A iniciativa visava desenvolver métodos de agregação e anonimização para proteger a privacidade dos usuários e manter o modelo de negócios baseado em publicidade na web.

Originalmente, o Google planejou eliminar os cookies de terceiros do Chrome até 2022. No entanto, o prazo foi adiado para 2023, depois para 2024, e mais recentemente para 2025. Os sucessivos adiamentos já indicavam a complexidade do desafio e a necessidade de equilibrar a privacidade do usuário com a viabilidade do modelo de publicidade na web.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A transição exige um trabalho significativo de muitos participantes, com impacto para publishers, anunciantes e todos os envolvidos na publicidade online”, reconheceu o Google em seu comunicado.

Desde o início do projeto Privacy Sandbox, o Google enfrentou críticas de várias partes, incluindo empresas de tecnologia de publicidade (adtechs) e publishers, que expressaram preocupações sobre as mudanças propostas.

"À medida que finalizarmos essa abordagem, agradecemos todas as organizações e indivíduos que trabalharam conosco nos últimos quatro anos para desenvolver, testar e adotar o Privacy Sandbox", declarou a empresa.

Nova abordagem: escolha informada

Em vez de eliminar os cookies de terceiros, o Google anunciou agora que vai apresentar uma nova solução no Chrome, na qual os usuários poderão decidir se querem ou não permitir o uso de seus dados por esses cookies.

A empresa informou que essa alternativa possibilitará aos usuários fazer uma "escolha informada" sobre sua navegação na internet e revisar essas escolhas a qualquer momento — mas não entrou em detalhes sobre como essa solução funcionará.

A Big Tech destacou ainda que as APIs do Privacy Sandbox continuarão disponíveis e seguirá trabalhando para avançar "em direção a uma web mais privada".