Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps rodando em um Nintendinho? Um hacker tornou isso possível

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Agosto de 2021 às 11h27

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Tudo sobre Google

Em 2012, o Google fez uma brincadeira no Dia da Mentira: uma versão do seu aplicativo de navegação Maps em 8 bits capaz de rodar em um Nintendinho (NES). Todo mundo sacou que era uma piada por causa da data, mas uma pessoa parece ter ficado com isso na cabeça até hoje.

O perfil chamado ciciplusplus publicou um vídeo no YouTube no qual essa absurda possibilidade se torna real. É claro que foram necessárias algumas adaptações para tudo virar realidade, como a necessidade de uma conexão com a internet, afinal o NES é de uma época no qual a rede mundial de computadores ainda engatinhava.

Continua após a publicidade

Maps no Nintendinho

O Google Maps foi completamente renderizado para um visual pixelado de 8 bits, em uma versão que lembra obviamente os principais RPGs do console, como Final Fantasy e Zelda na vida real — imagine Link enfrentando Ganon em baixo da Torre Eiffel. É claro que você não verá monumentos ou ambientes urbanos inteiros feitos de pixels, mas os mapas foram criados em uma versão bem fiel do app, com o nome das cidades e a possibilidade de dar zoom.

Em vídeo, o hacker mostra a sua façanha: ele se inspirou em outros projetos semelhantes, como o Doom original portado para o console da Nintendo, para replicar a técnica de modo adaptado. É possível vê-lo navegando por locais reais do planeta com um controle de NES e uma felicidade indescritível por ter concluído a façanha. Confira:

Continua após a publicidade

É um projeto bem trabalhoso e que ainda pode evoluir, mas muito impressionante. Quem sabe, no futuro, não dê para conferir o Cristo Redentor ou a Ponte Estaiada em 8 bits?

Fonte: ciciplusplus