Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Emoji de polegar para cima é considerado insulto pelos jovens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Outubro de 2022 às 14h18

Link copiado!

AbsolutVision/Pixabay
AbsolutVision/Pixabay

Um post na rede social de fóruns Reddit tem causado imensa polêmica ao revelar a diferença de interpretações entre emojis, e a figurinha de polegar para cima (👍) está no centro das atenções: uns consideram uma reação positiva, enquanto outros veem como algo ofensivo.

Tudo começou quando alguém iniciou um post dizendo estar trabalhando em meio a vários adultos e ter ficado desconfortável com o uso do emoji de "joinha". Segundo o relato, o jovem disse que a sua equipe inteira usa o Microsoft Teams para trocar mensagens, sendo que o polegar para cima é o indicativo de concordância nas mensagens.

Mas o autor do post disse que discorda desse uso. "A maioria das pessoas no trabalho usa a reação de 'polegar para cima' o tempo todo. Eu não uso muito. Prefiro reagir com o [emoji de] 'coração' ou respondo, mesmo que seja um curto 'Ótimo!' ou 'Obrigado!'", relata o jovem trabalhador, dono da conta @Dry_Interaction6220.

Continua após a publicidade

Qual o real significado do emoji de polegar para cima?

No desenrolar da publicação, outras pessoas apareceram para defender o posicionamento do jovem, trazendo o debate sobre possíveis significados ocultos do joinha. Muita gente disse que hoje esse símbolo é usado de modo debochado, irritado ou até agressivo.

Ao que parece, para quem tem 24 anos ou menos, o emoji de polegar para cima não é algo legal porque assumiu um caráter mais hostil na atualidade. Trata-se de uma clara diferença entre gerações, um reflexo da evolução da linguagem não verbal na internet.

Continua após a publicidade

O Facebook foi uma das principais empresas a usar o símbolo como sinônimo de algo positivo, o popular Curtir. De lá para cá, várias rivais também adotaram o emoji como sinônimo de gostar de algo. Já TwitterTikTokInstagram, redes mais populares entre a geração Z, adoram o emoji de coração (❤️) para simbolizar concordância.

Como a rede de Mark Zuckerberg é sinônimo de "velha guarda" atualmente, não é de se surpreender que os adolescentes considerem o símbolo algo negativo. O problema é que toda uma geração com 30 ou mais anos se acostumou com o polegar.

Diferença entre gerações

Os mais velhos veem o uso do emoji de coração como algo impróprio no ambiente de trabalho. Em geral, as pessoas usam emojis mais relacionados ao amor ou paixão para assuntos pessoais, relacionamentos ou em papos informais entre amigos.

Continua após a publicidade

Uma pesquisa feita em julho de 2022 no Facebook e Instagram revelou quais são os desenhos mais usados. Curiosamente, não é nem o polegar, nem o coração que ficou no topo da lista. O emoji “chorando de tanto rir” (😂) foi o destaque, afinal dar risada não tem idade.

Em outro estudo, este conduzido pela empresa Crossword Finder, foi mapeado o uso dos emojis no mundo inteiro. Neste levantamento, que teve por base publicações do Twitter, o coração vermelho (❤️) foi o grande campeão.

O uso do emoji, ao menos no caso relatado no Reddit, está mais relacionado à falta de opções do Teams do que de um uso indevido. Mas é importante estar atento a essa mudança de compreensão, principalmente ao conversar com os mais jovens, porque pode ser o diferencial entre ser corretamente compreendido ou ser mal visto.