Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo revela qual é o emoji mais usado do Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Julho de 2022 às 14h30

Link copiado!

Reprodução/Crossword Finder
Reprodução/Crossword Finder

Uma pesquisa realizada pela empresa Crossword Finder mapeou o uso dos emojis no mundo inteiro. O levantamento reforçou algumas suspeitas, mas também trouxe importantes revelações sobre o uso das carinhas nas Américas, África, Ásia, Europa, Oceania e Oriente Médio.

O emoji mais usado no Brasil é o famoso coração vermelho (❤️). Aliás, a maioria dos vizinhos também parece disposto a espalhar o amor a parceiros, amigos, família, objetos ou situações. Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Suriname também tem nesta representação a figura mais usada.

Continua após a publicidade

Guiana e Bolívia possivelmente são os países com mais orgulho nacional da América do Sul, já que ambos tiveram suas respectivas bandeiras como o emoji mais compartilhado. A imagem do rosto chorando de tanto rir (😂) é a mais famosa no Uruguai, sendo que Chile e Paraguai usam uma variação (rolando no chão de tanto rir🤣) que representa praticamente a mesma coisa.

A risada é o emoji mais popular na maior parte do mundo. Estados Unidos, América Central e quase toda a África — exceto Argélia, Tunísia e Somália com seus corações vermelhos e outros países que usam suas próprias bandeiras — tem predominância das pessoas sorridentes. Europa e Ásia já são mais divididas com o coração vermelho, quase um empate técnico.

As principais conclusões do estudo incluem:

  • A maioria dos países está rindo ou amando, porque o rosto com lágrimas de alegria (😂) e coração vermelho (❤️) são o primeiro e segundo emojis mais usados em todo o mundo, respectivamente;
  • A carinha chorando de rir (😂) é o emoji mais comum em 75 países;
  • Emojis com o tema do jogo Wordle (🟩 🟨 ⬜ ) estão entre os 10 emojis mais usados nos EUA e no Reino Unido. Aqui no Brasil existe o Termo, mas não é tão popular quanto o original em inglês.
Continua após a publicidade

Entendimento diferente dos emojis nos países

Uma parte curiosa do levantamento foram os diferentes usos dos emojis. Diferentemente do que se pensa, os emojis estão longe de serem uma linguagem universal: cada país tem interpretações diferentes para determinados símbolos.

A imagem de bater palmas (👏) na China é considerada tão inapropriada, sexualmente falando, quanto o uso da berinjela e do pêssego no Brasil. No oriente, o símbolo sugere "fazer amor" e só deve ser enviado entre casais. Já na Grécia, o polegar para cima (👍), símbolo conhecido como curtir ou like, é considerado ofensivo.

Continua após a publicidade

A bandeira da Ucrânia (🇺🇦) apareceu entre os emojis mais usados em 2022, fruto do apoio da população mundial ao país afetados pela guerra com a Rússia. Já o emoji de fogo também obteve destaque, possivelmente para simbolizar a beleza de alguém ou algum assunto em alta.

Existem 3.663 emojis oficiais, mas os mais populares estão muito à frente dos demais. O rosto com lágrimas de alegria (😂) é usado quase duas vezes mais que o terceiro mais popular, o rolando no chão de tanto rir (🤣), que é duas vezes mais comum que o emoji de mãos juntas (🙏) , o sexto mais usado.

Como foi feito o levantamento?

A empresa usou a API do Twitter para recuperar 9 milhões de tuítes geo localizados para chegar ao resultado. Essa vasta amostra foi usada de base para definir os emojis mais usados em todo o planeta, com destaque para países mais ativos e com mais dados disponíveis, como Brasil e Estados Unidos.

Continua após a publicidade

A metodologia envolveu a coleta de um tuíte por dia para excluir bots e só considerar apenas as publicações com emojis. Posts com mais de um emoji listado teve apenas o primeiro contabilizado. Os dados foram coletados nas duas últimas semanas de fevereiro de 2022 e organizados desde então para a apresentação do resultado.

Fonte: Crossword Finder