Publicidade

Duplex on the Web tem seu fim anunciado pelo Google

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Google
Google
Tudo sobre Google

O Google decidiu tirar do ar o recurso Duplex on the Web, usado para automatizar tarefas do usuário com o Google Assistente para quem visita seu site. Segundo os desenvolvedores, a medida é necessária para aprimorar a "experiência Duplex" a partir dos comentários enviados por usuários e desenvolvedores.

A novidade foi anunciada de modo discreto no site de suporte do serviço, sem qualquer comunicado oficial. De modo resumido, o Duplex on the Web permitia ao Google Assistente navegar na internet para executar ações como reservar mesas em restaurantes e comprar ingressos para o cinema, desde que o usuário tivesse um número de cartão de crédito cadastrado na conta do Google.

O Google chegou a expandir o recurso para fazer check-in em voos, rastrear descontos em lojas da web e dar mais segurança aos usuários, avisando-os no caso de vazamentos de dados. Embora seja muito útil, o recurso era restrito a somente alguns parceiros e exigia a integração manual dos desenvolvedores no código dos sites.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é Duplex?

A tecnologia Duplex também impressiona por usar um algoritmo de inteligência artificial para efetuar ligações para estabelecimentos e atualizar cadastros no Google Meu Negócio automaticamente. Anunciado na Google I/O de 2018, o recurso chegou ao Brasil neste ano e ajudou vários empreendedores a manterem as informações em dia, como o horário e os dias de funcionamento.

O Duplex on the Web é só uma parte dessa IA, usado apenas para otimizar ações em páginas da internet. A tecnologia continuará existindo para outras funcionalidades, mas não deve mais oferecer, ao menos no formato atual, os recursos atuais para novos interessados.

Não foi dada uma explicação mais profunda sobre o motivo do fim do serviço, mas provavelmente pode ter relação à dificuldade de treinar a IA para rodar em sites tão diferentes. Especula-se que era necessário muito poder computacional para rastrear sites várias vezes ao dia, sem contar o trabalho que os administradores do site tinham para deixá-lo funcional.

A IA não terá mais suporte a partir de dezembro de 2022, sem data definida. Todos os recursos de automação habilitados pela ferramenta ainda devem continuar funcionando, porém não serão mais atualizados a data-limite. Será preciso aguardar mais um pouco para saber se a Gigante das Buscas pretende lançar uma nova versão do Duplex ou se passará a focar em outras atividades desempenhadas pela incrível tecnologia.