Google Duplex chega ao Brasil para automatizar chamadas de voz

Google Duplex chega ao Brasil para automatizar chamadas de voz

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2022 às 10h43
Google

O Google anunciou, nesta terça (14), a chegada da tecnologia Google Duplex ao Brasil. Apresentada ao mundo em 2018 durante a Google I/O, a ferramenta usa inteligência artificial e um riquíssimo banco de dados para automatizar ligações telefônicas a fim de realizar tarefas como atualizar informações de estabelecimentos comerciais na internet e comprar ingressos no cinema.

O Duplex usa conversação natural — como qualquer outro humano — para interagir em chamadas de voz. A primeira aplicação da ferramenta será na manutenção de informações de empresas no Perfil da Empresa, seção integrada ao Maps e ao buscador, em que serão ajustados detalhes sobre horários de abertura e fechamento de estabelecimentos cadastrados no Google.

Com a tecnologia em fase de testes, o Google afirma fazer cerca de 200 ligações por dia usando Duplex e mais de 50 mil empresas brasileiras já foram contactadas pela inteligência artificial.

Atendimento online

A segunda implementação, essa mais interessante para o público geral, é a automatização de tarefas por telefone para consumidores. Nesse caso, o Duplex atua de forma similar ao que foi apresentado na Google I/O 2019: fazendo, sozinha, a solicitação de serviços por telefone.

O atendimento automatizado acontece pelo Google Assistente reforçado com a IA do Duplex (Imagem: Reprodução/Google)

“O recurso irá permitir que pessoas comprem ingressos para sessões de cinema diretamente da Busca”, explicou o Google em material para imprensa. “Ao pesquisar por um filme em cartaz e, em seguida, clicar no horário da sessão desejada, aparece a opção de compra por meio do Assistente”, finalizou.

Essa função está em testes em parceria com a plataforma Ingresso.com, de venda de ingressos para cinemas parceiros presentes várias cidades brasileiras. Futuramente, esse mesmo recurso servirá para cidadãos consultarem o local de votação das eleições diretamente pela Busca, em que o Assistente (reforçado com o Duplex) dará um passo a passo para consultar informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Concluir tarefas online às vezes pode ser difícil e demorado. A simples compra de um ingresso de cinema pode exigir que você navegue por mais de dez páginas da web e preencha vários formulários com detalhes pessoais e de pagamento. Com o Duplex na Web, essas ações se tornam muito mais fáceis e rápidas”, disse o head de parcerias do Google Assistente na América Latina, Marco Oliveira.

Disponibilidade

Atualmente, o Google Duplex faz ligações em 11 países: Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Nova Zelândia. O Google não entra em detalhes quanto à disponibilidade do recurso, mas, considerando que o acesso a ele ainda é experimental, provavelmente o alcance da ferramenta ainda é limitado — portanto, é possível que somente uma parcela dos usuários tenha acesso ao recurso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.