Google Assistente do Chrome vai mudar automaticamente senhas vazadas

Google Assistente do Chrome vai mudar automaticamente senhas vazadas

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 08h59
Divulgação/ESET

O Google começou a liberar a prometida funcionalidade de troca automática de senhas comprometidas no Chrome. O recurso é conduzido pelo Google Assistente e pode ajudar o usuário a alterar credenciais roubadas ou vazadas na internet com apenas alguns toques.

O navegador Google Chrome já avisa quando uma senha armazenada deixa de ser segura, quando há uma violação de dados ou publicação em bancos de dados públicos da internet. Embora isso seja muito útil, o usuário deve navegar até a página do site afetado para fazer a troca manualmente, o que pode exigir várias "idas e vindas" à sua caixa de e-mail para inserir códigos ou cliques em links.

Com o lançamento de agora, o Assistente avisará quando você fizer login em um site com nome de usuário ou senha vazados. Uma caixa de diálogo é exibida com o botão "Alterar automaticamente" e a logomarca do ajudante do Google. Quando você tocar nesse local, um aviso pedirá a confirmação da troca e o guiará para onde será solicitada a nova senha.

A vantagem é que você não precisa ir até o site e pode resolver tudo de imediato. O Assistente permitirá a escolha da senha pelo usuário ou poderá criar uma de forma automática. Caso não se sinta confiante, o usuário poderá intervir no processo a qualquer momento para retomar o controle e fazer a troca manual.

Como era esperado, o recurso ainda não funciona em todos os sites, porque exige integração da API. Somente quando o Google liberar os requisitos é que os desenvolvedores integrarão a troca automática ao sistema de login.

Automatização de serviços do Google

Trata-se de uma adição prometida pela companhia no ano passado, quando apresentou um conjunto de medidas de segurança para seu navegador no Android. De lá para cá, pouca gente havia conseguido o acesso à funcionalidade, mas isso parece ter mudado nesta semana.

O ícone do quadrado com a seta (acima) leva para a troca manual, enquanto o ícone do Assistente (abaixo) automatiza o processo (Imagem: Reprodução/Android Police)

Não vai ser preciso logar em uma página comprometida para trocar as credenciais. Basta navegar até Configurações do Chrome > Senhas para localizar o botão azul "Alterar senha" e iniciar o procedimento por conta própria.

Este é um recurso vinculado ao Google Duplex, funcionalidade da gigante das buscas criada para automatizar processos específicos, como reservar restaurantes ou marcar consultas sem interação humana. Essa tecnologia é testada desde 2018 e segue em constante evolução, com resultados impressionantes de automação de atividades via internet.

Fonte: Android Police  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.