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Crise no Hurb | Saiba como obter ajuda com reservas e viagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2023 às 16h21

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Divulgação/Hurb
Divulgação/Hurb

A crise do Hurb, que resultou na renúncia do CEO da empresa, causa preocupações em clientes que possuem viagens marcadas pela plataforma. Quem tem dúvidas sobre as reservas pode recorrer a canais oficiais e acionar órgãos governamentais para obter respostas.

A empresa de viagens ficou em evidência após relatos de calotes e cancelamento de reservas. Se você comprou passagem aérea, hospedagem ou pacote completo pelo serviço, pode conferir alguns métodos para solucionar os problemas do pedido e confirmar se está tudo certo com a viagem.

Como obter ajuda com reservas da Hurb

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Entre em contato com a Hurb

A primeira opção envolve procurar uma resposta oficial do Hurb sobre seu pedido. Para isso, a empresa disponibiliza quatro canais de atendimento oficiais:

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Além dessas opções, também é possível entrar em contato com o Hurb pelas redes sociais (@HurbBrasil no Twitter e @Hurb no Instagram e no Facebook). Entretanto, tente conversar com antecedência sobre a sua viagem, pois a equipe de suporte pode demorar a responder em meio ao grande fluxo de pedidos.

É recomendável capturar a tela e salvar todos os registros possíveis do contato, pois isso é útil caso seja necessário iniciar um processo judicial contra a empresa futuramente. Em conversas pelo telefone, você precisa do consentimento da pessoa no outro lado da linha para realizar a gravação.

Fale com hotéis e companhias aéreas do pedido

Em alguns pedidos de pacotes, é possível acessar informações sobre a companhia aérea responsável pelo voo e o hotel da hospedagem nos dias que antecedem a data da viagem. Nesse caso, você pode tentar conversar diretamente com a empresa e confirmar se está tudo certo com a reserva.

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Tente localizar o número de telefone ou o endereço de e-mail do estabelecimento e envie uma mensagem com todos os detalhes possíveis — para facilitar esse processo, mantenha a confirmação de reserva do Hurb por perto. Esse método também pode ser usado para pedidos de hotéis e passagens aéreas que não estão inclusas nos pacotes.

Use o Reclame Aqui

Quando não há respostas nas tentativas de contato pelos meios oficiais, o Reclame Aqui é uma alternativa. É possível expor os detalhes do problema na plataforma e receber uma resposta da empresa.

Até o momento da publicação dessa matéria, o Hurb tinha uma taxa de respostas de 100% no ReclameAqui durante os últimos seis meses. Entretanto, o índice de solução é de 55,5%.

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Acione o Procon ou o Consumidor.gov

Você também pode recorrer a plataformas oficiais de reclamação e defesa ao consumidor, como a unidade do Procon de seu estado ou o Consumidor.gov. Nesses casos, a empresa precisa responder à solicitação ou pode estar sujeita a sanções.

Insira a maior quantidade possível de detalhes sobre o pedido e inclua capturas de tela, confirmações de reserva e outros documentos que provem a compra e também possíveis contatos anteriores realizados com a Hurb.

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Entre na justiça

Se nenhuma das alternativas anteriores resolveu o problema e você não conseguiu fazer a viagem, uma solução é iniciar um processo judicial contra a empresa. É necessário comprovar o pagamento por um serviço que não foi atendido pela Hurb, a partir da junção de provas como identificação da compra, confirmação de reserva e registros das tentativas de atendimento.

Ações movidas no Juizado Especial Cível com causas de até 20 salários mínimos dispensam a obrigatoriedade de um advogado. Para ações com valores superiores até o limite de 40 salários mínimos (máximo de um Juizado Especial Cível), é obrigatório ter um profissional do direito representando a sua causa. De qualquer maneira, buscar assessoria jurídica para saber o que fazer e como proceder é sempre recomendado.

O que aconteceu com a Hurb?

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Em 2023, a empresa de viagens Hurb passa por uma crise financeira impulsionada por atrasos e pela falta de pagamentos a hotéis. Nesse cenário, muitos consumidores que adquiriram pacotes pela plataforma não conseguiram realizar as respectivas viagens, principalmente em pedidos feitos há mais de um ano.

Entre 2020 e 2021, durante períodos de confinamento na pandemia da covid-19, a empresa anunciou a venda de diversos pacotes promocionais, com viagem estipulada a partir de um ano após a compra. No entanto, muitos clientes que compraram esses pacotes reclamam de atrasos e mudanças repentinas de data.

Em meio a uma onda de reclamações, o então CEO da empresa, João Ricardo Mendes, publicou vídeos com xingamentos e ameaças a clientes. No dia 24 de abril, João Ricardo renunciou ao cargo.