Como comprar passagem de ônibus barata

Como comprar passagem de ônibus barata

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 06 de Abril de 2022 às 12h45
Annie Spratt/Unsplash

Atualmente, comprar passagem de ônibus está muito mais rápido e prático. Não é mais necessário ir até o guichê da companhia e enfrentar filas para efetuar a compra. Existem sites e apps que podem facilitar esse processo, oferecendo opções de compra online; em certos casos, essas opções podem até ser mais baratas que as convencionais.

O funcionamento é similar para todos: o usuário informa o local de partida e o destino, além das datas desejadas para a viagem. Em seguida, a busca traz os resultados compatíveis, filtrando entre companhias rodoviárias e viagens próprias. O Canaltech separou uma lista com algumas das principais plataformas para compra e venda de passagens de ônibus online. Confira abaixo mais detalhes!

1. ClickBus

O ClickBus é um dos aplicativos mais completos para a compra de passagens de ônibus. Além de ter parceria com mais de 150 empresas, são mais de 4 mil destinos para você escolher, e o app ainda oferece um desconto para a primeira viagem.

App filtra viagens de empresas de ônibus parceiras e oferece diversas opções (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Com a plataforma, o usuário pode comparar os valores, horários e categorias de viagem. Outro fator de destaque, é que ela oferece um detalhado sistema de filtros, que permite refinar a busca de acordo com estimativa de preço e tipos de leitos — e salvar um trajeto que você realiza com maior frequência.

2. Guichê Virtual (Buson)

O Buson (antigo Guichê Virtual) acompanha todo o processo, desde a busca até a finalização da compra, e permite reservas de passagens em poucos segundos. Seu mecanismo de busca inclui mais de 5 mil destinos no Brasil, países da América do Sul e os resultados exibem diversas opções de horários e empresas parceiras disponíveis.

Reserve sua passagem rapidamente para poder viajar de ônibus (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Em alguns casos, é possível usar o Pix como forma de pagamento, além de poder fazer o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Infelizmente, a plataforma não oferece a opção de favoritar passagens encontradas, somente o destino.

3. BlaBlaCar

O BlaBlaCar foi criado originalmente para conectar motoristas e passageiros na busca por caronas. No entanto, disponibiliza também horários de ônibus para auxiliar e oferecer uma opção a mais para os passageiros na procura por uma viagem.

BlaBlaCar oferece caronas e viagens de ônibus (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Basta acessar a aba de ônibus no meu superior e informar os detalhes do destino, data e quantos são os passageiros. Feito isso, você poderá escolher a melhor opção, a poltrona e realizar o pagamento na própria plataforma.

4. Buser

A Buser funciona de uma maneira diferente das opções listadas acima. Com um sistema de fretamento colaborativo, organiza viagens de acordo com a demanda de passageiros através de ônibus executivos. O procedimento segue medidas de segurança e oferece opções de seguro de vida para os passageiros.

Buser trabalha com fretamento colaborativo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

No primeiro uso, assim como outras opções listadas acima, há um desconto, porém há a possibilidade de ganhar outras bonificações ao convidar amigos para usar a plataforma. Em alguns casos, é possível encontrar destinos com até 60% de desconto e preços mais acessíveis que viações convencionais.

5. Wemobi

Pertencente ao Grupo JCA (responsável pela Cometa, 1001, Catarinense e outras empresas), o Wemobi funciona com uma frota própria e oferece itinerários conectando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

Com o Wemobi, você pode comprar passagens de ônibus com preços bastante convidativos (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Com uma alta demanda e o modelo oferecido pela empresa, é possível encontrar preços bastante acessíveis, mesmo para itinerários bastante requisitados. Além disso, você pode efetuar pagamentos via cartão de crédito, Pix ou transferência bancária.

A partir de agora, você tem em mãos cinco opções para comprar passagem de ônibus barata.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.