Como se cadastrar no Programa de Afiliados do Mercado Livre
Por Redação | •

O Mercado Livre disponibiliza um formulário de interesse para inscrição em seu Programa de Afiliados. Os criadores de conteúdo selecionados recebem uma porcentagem das vendas realizadas pela recomendação de produtos em suas plataformas e redes sociais.
Como se tornar um afiliado Mercado Livre
Para se tornar um afiliado Mercado Livre, é preciso preencher um formulário de interesse na página do programa e aguardar a análise do perfil pela companhia.
- Acesse o Mercado Livre (mercadolivre.com.br);
- Clique na opção “Participar do Programa”;
- Informe seus dados pessoais e faça o reconhecimento facial;
- Insira os links de suas redes sociais e/ou sites;
- Informe o número de seguidores de sua rede social principal;
- Escolha o tipo de conteúdo a ser produzido*;
- Selecione uma categoria de produtos;
- Aceite os termos e condições do Mercado Livre;
- Clique em “Enviar”.
Vale lembrar que é possível escolher entre criação de conteúdos para “Sites e blogs” ou “redes sociais”, ou optar pela divulgação de “ofertas e cupons”.
Os criadores de conteúdos interessados nessa modalidade de monetização precisam ter uma conta ativa no Mercado Livre Brasil e não podem ser vendedores na plataforma.
Para criar um site de afiliado Mercado Livre e fazer sua própria curadoria de produtos, é só contratar o plano Business da Hostinger e utilizar o plugin Mercado Livre.
Categorias de produtos do Mercado Livre
O Mercado Livre divide as vendas em diretas e indiretas, assim como as porcentagens de pagamento em seu Programa de Afiliados. As vendas diretas acontecem quando o cliente compra o produto divulgado no anúncio, e as indiretas ocorrem quando a pessoa compra um produto diferente do anunciado.
Veja as porcentagens de pagamento de acordo com as categorias de produtos:
- 16% (venda direta) e 8% (venda indireta): Beleza e Cuidado Pessoal, Calçados, Roupas e Bolsas, Esportes e Fitness;
- 8% (venda direta) e 4% (venda indireta): Acessórios para Veículos, Bebês, Brinquedos e Hobbies, Casa, Móveis e Decoração, Construção, Ferramentas, Games, Joias e Relógios, Livros, Revistas e Comics, Mais Categorias;
- 4% (venda direta) e 2% (venda indireta): Câmeras e Acessórios, Celulares e Telefones, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Áudio e Vídeo, Informática;
-
0% em Alimentos e Bebidas.
É possível selecionar uma categoria ou marcar a opção “Diversas Categorias” (sem identificar quais). Após o cadastro, é preciso esperar a análise do seu perfil e redes sociais pela equipe do Mercado Livre.
A companhia informa que entra em contato com os candidatos conforme a disponibilidade de vagas.
Como funciona o programa de afiliados
No Programa de Afiliados, os influenciadores digitais recebem uma comissão por venda efetuada através de links personalizados — fornecidos pela empresa e que identificam o perfil que promove a mercadoria.
Para o Mercado Livre, a parceria com os criadores visa trazer maior visibilidade para os produtos e o impulsionamento das vendas.
A gigante varejista paga até 16% sobre o valor total de uma venda, a depender da categoria do produto, pela divulgação de itens e mercadorias pelos influenciadores. O pagamento é realizado em uma conta Mercado Pago em até 60 dias após a efetuação da compra.
Leia também:
- Como vender no Mercado Livre | Guia Prático
- Como ser entregador no Mercado Livre | Guia Prático
- Onde fica a agência do Mercado Livre? Veja como encontrar a mais próxima
VÍDEO: As principais novidades da Apple na WWDC25