Publicidade

YouTube Shorts terá ferramentas para criador de conteúdo ganhar dinheiro

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Divulgação/YouTube
Divulgação/YouTube
Tudo sobre YouTube

O YouTube vai oferecer mais formas dos criadores monetizarem o conteúdo na plataforma de vídeos curtos Shorts. A ideia é possibilitar que os perfis tenham novas forma de interagir com os espectadores e possam comercializar produtos para fortalecer seus canais.

As novas ferramentas foram anunciadas nesta quinta-feira (10) pelo diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, e estão previstas para serem liberadas ao longo de 2022. Na primeira leva de adições devem chegar mais efeitos de vídeos, opções de edição e a capacidade de responder a comentários como um Short — a ideia é inspirada em recurso do TikTok.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma novidade que pode ajudar na monetização é a integração para criar conteúdos de marca. Assim, os influenciadores digitais poderão estar em contato direto com seus patrocinadores para criarem vídeos sob medida.

Outra novidade é o desembarque do Super Chat para o formato, no qual espectadores podem comprar mensagens destacadas. A depender do criador, tais mensagens podem ser fixadas na parte superior do feed de chat, como uma forma adicional de incentivar a aquisição.

Compras no YouTube Shorts

O YouTube planeja ainda oferecer a possibilidade de um usuário pagar por um Short. Ainda não está claro se a compra seria feita sob medida (o usuário que adquire dá as diretrizes de produção para o conteúdo) ou se ele passaria a ter os direitos sobre o vídeo, como se fosse um token não fungível (NFT).

Por falar em compras, é provável que lojas virtuais comecem a pipocar em vários perfis do YouTube, inclusive fora do Shorts. Os desenvolvedores pretendem criar tecnologias para integrar as compras diretamente no vídeo — a pessoa clica no item desejado e compra ali mesmo — e suporte a NFTs. Outras experiências de vendas estão sob análise, mas ainda não foram mencionadas.

Novos insights serão adicionados ao YouTube Studio para ajudar a entender como os espectadores interagem com seus conteúdos, o que pode facilitar a criação de novos vídeos. Além disso, será adicionada a capacidade de criadores fazerem transmissões ao vivo juntos, assim dá para unir os seguidores de ambos e ampliar a interatividade.

Benefícios para o usuário

Continua após a publicidade

Embora a monetização seja o foco do Shorts para 2022, os usuários também poderão esperar um pacotão de novidades. As assinaturas de presente devem chegar para permitir que você patrocine amigos ou desconhecidos com uma inscrição para o canal. Essa é uma adição já testada nas lives do YouTube, mas que deve chegar em definitivo nos próximos meses.

Os comentários em lives são relacionados ao conteúdo da tela e fazem pouco sentido quando vistos separadamente. Um filtro em fase beta permitirá exibi-los com a data e hora em que ocorreram, assim fica mais fácil localizar os momentos mais marcantes da transmissão.

A interação entre celular e televisão deve ser ampliada para possibilitar o uso do seu telefone como uma espécie de controle. Se ambos estiverem conectados na mesma conta, o espectador poderá ler ou escrever um comentário de uma plataforma para outra. Dará também para enviar um vídeo da TV para o app móvel e vice-versa.

Continua após a publicidade

Por fim, o YouTube TV receberá um redesenho para facilitar a experiência na tela grande. A premissa vai além de melhorar o visual do app, pois permitirá a organização dos favoritos com mais facilidade. O ano promete para o YouTube, mas resta saber se as adições serão suficientes para conquistar ainda mais fãs, principalmente no Shorts, afinal há concorrentes de peso.

Fonte: YouTube